SóProvas


ID
1747846
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As vespas da família Braconidae reproduzem-se pondo ovos em lagartas. Suas larvas crescem dentro desses hospedeiros, levando-os à morte. Para que as larvas da vespa se desenvolvam é necessário evitar ou suprimir as defesas naturais da lagarta. Foi observado que quando depositam os ovos na lagarta, as vespas fêmeas injetam vírion de Polydnavirus no hospedeiro. Esses vírus de DNA, produzidos apenas no ovário das vespas fêmeas, não se replicam nas lagartas, mas inibem suas defesas imunológicas, permitindo que ovos e larvas se desenvolvam em seu interior.

Adaptado de: O papel dos vírus na árvore da vida. Gustavo Olsanki Acrani,José Luiz Proença Módena e Eurico Arruda. Revista Ciência Hoje, pag. 26-31. Edição 292, maio de 2012.

A relação ecológica entre as vespas e os vírus é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Letra a

    atentar para o enunciado:

    "A relação ecológica entre as vespas e os vírus é classificada como"

     

    Amensalismo

    O amensalismo é um tipo de interação desarmônica na qual indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem o crescimento de outras espécies.

     

  • "É a associação entre seres vivos na qual duas espécies que vivem juntas são beneficiadas; consortismo."

  • O funcionamento de uma comunidade depende de diversas relações ou interações entre os organismos que a compõem. Essas relações podem ser intraespecíficas, quando ocorrem entre seres de mesma espécie e interespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, podendo ser classificadas em harmônicas, quando não há prejuízo para nenhuma população ou indivíduos associados e desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos ou populações é prejudicada.
    Nas relações harmônicas intraespecíficas, temos:
    - Sociedade: agrupamento permanente de indivíduos com divisão de trabalho.
    - Colônia: agrupamento de indivíduos anatomicamente unidos.
    Nas harmônicas interespecíficas:
    - Mutualismo ou simbiose: troca de alimentos e de produtos do metabolismo que beneficiam ambos, relação de dependência.
    - Protocooperação: mutualismo facultativo, não há dependência na troca.
    - Comensalismo: apenas uma espécie se beneficia, sem prejuízo para a outra.
    Nas relações desarmônicas intraespecíficas, temos:
    - Canibalismo: um animal mata e devora outro da mesma espécie.
    - Competição: um indivíduo reduz os recursos que outro poderia utilizar.
    Nas desarmônicas interespecíficas:
    - Competição: eliminação de uma das espécies da comunidade.
    - Amensalismo: uma espécie é prejudicada sem que a outra seja afetada.
    - Predatismo: um organismo mata outro para se alimentar.
    - Parasitismo: organismos se instalam no corpo de outros indivíduos para extrair alimentos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    De acordo com o texto, as vespas utilizam a lagarta como hospedeiro (relação de parasitismo) e, ao injetar o vírus na lagarta, a vespa estabelece uma relação de dependência para benefício mútuo com o vírus.
    A relação entre vespas e vírus, abordada na questão é:
    a) amensalismo - uma espécie é prejudicada. Incorreta.
    b) simbiose - benefício mútuo com dependência. Correta.
    c) predatismo - um mata o outro para sobreviver. Incorreta.
    d) parasitismo - organismo extrai alimentos do corpo de outro. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Relações desarmônicas interespecíficas

    • Amensalismo (0,-): também conhecido como simbiose ou antibiose. Uma espécie causa prejuízos para o desenvolvimento ou mesmo para a sobrevivência de outra espécie, ou seja, o amensalismo é um tipo de interação desarmônica na qual indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem o crescimento de outras espécies.

    • Parasitismo (+,-): um ser parasita se beneficia do outro, chamado de hospedeiro. Nessa relação, não é interessante para o parasita matar o seu hospedeiro, pois como o parasita depende das atividades metabólicas do outro, caso o hospedeiro morra, o parasita também irá morrer. Os parasitas podem viver fora do corpo do hospedeiro (ectoparasitas, como piolhos e pulgas) ou dentro do corpo (endoparasitas, como a solitária ou o bicho geográfico). Todos os vírus são classificados como parasitas.

    • Herbivoria (+,-): ocorre quando um animal se alimenta de uma planta ou de parte dela. Os elefantes são exemplos de animais herbívoros, ou seja, aqueles que só realizam a herbivoria.

    • Predatismo (+,-): também visto como predação. Ocorre quando um ser vivo de uma espécie mata o outro de outra espécie para se alimentar. Animais que praticam apenas o predatismo são chamados de carnívoros. Leoa predando uma zebra.

    • Esclavagismo (+,-): também pode ser chamado de sinfilia. Quando um ser vivo se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos. São exemplos as aves fragatas, que roubam peixes capturados por gaivotas para se alimentar, os cucos, cujos ovos são colocados em ninhos de outras aves para que outros indivíduos cuidem e alimentem os filhotes.