SóProvas


ID
1749736
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É um programa do tipo spyware, capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking:

Alternativas
Comentários
  • (B)

    4.4. Spyware:
       
    Spyware
     é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:

    Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.

    Malicioso:
     quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).

    Alguns tipos específicos de programas spyware são:





    Keylogger
    : capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.




    Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • KEYlogger - KEY = tecla (captura as teclas digitadas)

    SCREENlogger - SCREEN = tela (captura o que está acontecendo na tela do PC)

    Avante!

  • Spyware: Spyware é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.

    GAB:B

  • Keyloggers são programas muito sutis que trabalham copiando tudo que é digitado no computador. Quando instalados, durante a digitação de textos, é perceptível em intervalos regulares, uma lentidão acompanhada de uma piscada quase instantânea do cursor do mouse, ou até mesmo da tela inteira. Tal situação denuncia o momento em que o programa salvou as teclas digitadas no arquivo de LOG. Contudo, em máquinas com processadores de alta velocidade, estes sintomas são menos perceptíveis.

    Entretanto, a melhor maneira de descobrir e até mesmo prevenir a presença de um keylogger é instalar no computador um antispyware em conjunto com um firewall e um antivírus, o que dependendo da ferramenta de segurança escolhida, pode até mesmo ser parte de uma única solução.

     

    LETRA B

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/10/entenda-o-que-e-keylogger-e-saiba-como-proteger-suas-informacoes.html

  • keylogger: captura as teclas digitadas.  É um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins. 

  •  

    Adware (Advertising software) (Exibe propagandas!)
    Projetado especificamente para apresentar propagandas. Este tipo de programa geralmente não prejudica o computador. Cert.Br (2103) destaca que ele pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos.
     

  • Spyware: Spyware é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.

     

    Victor Dalton

  • Adware (do inglês advertisement= "anúncio", e software = "programa") é qualquer programa de computador que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário.[1] As funções do adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 

    Backdoor é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada, explorando falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, softwares desatualizados e do firewallpara abrir portas do roteador. Alguns backdoors podem ser explorados por sites maliciosos, através de vulnerabilidades existentes nos navegadores, para garantir acesso completo ou parcial ao sistema por um cracker, para instalação de outros malwares ou para o roubo de dados.

    Bastion Host é  um sistema configurado para desempenhar um papel critico na segurança da rede interna. Os servidores disponíveis no bastion host são designados de proxy servers.

    Tem responsabilidades diferentes do Packet Filtering dependendo do seu tipo, actuando em todos os níveis do modelo OSI.

    É associado aos seguintes serviços:

        ·        Sessões de e-mail que chegam e distribui-as para o site

        ·        Requisições de FTP para o servidor de FTP anónimo

        ·        Consultas ao servidor de DNS interno

    A decisão de colocar ou não um Bastion Host depende de quais os serviços que serão requisitadas ao Firewall e da confiança existente entre as organizações. Deve ser usado se o grau de confiança for baixo, pode então colocar-se um Bastion Host em cada lado da rede com controle e gerência próprios, assim o tráfego de dados iria de uma rede até ao Bastion Host, depois para outro Bastion Host e finalmente para a rede interna.

     

  • GABARITO: LETRA B

    Principais tipos de spyware são:

    Hijackers = Que podem alterar a página inicial de browsers, instalam barras de ferramentas suspeiras, impedem acesso a determinados sites.

    Ransowares = Criptografam o conteúdo de um disco (conteúdo total ou parcial) e os responsaveis pelo ataque exigem pagamento de resgate para devolver o acesso a informação.

    Adware = É um programa que baixa e/ou executa automaticamente uma propaganda na máquina do usuário, sem autorização prévia do mesmo.

    Keylogger = Capturam os dados digitados do teclado.

    Screenlogger = Capturam as coordenadas da tela.

    Sniffers = "Fareja" os pacotes de rede para obter informações não autorizadas, como senhas, por exemplo.

    Scanners = Mapeia vulnerabilidades nas máquinas da rede.

     

    FONTE: Informática para concursos - Emannuelle Gouveia Rolim