- ID
- 1750294
- Banca
- FGV
- Órgão
- FGV
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Literatura
- Assuntos
Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rochonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal-apessoado, e sobretudo era maganão. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.
No excerto, narram-se as circunstâncias em que travaram
conhecimento Leonardo (Pataca) e Maria (da hortaliça), a
bordo do navio que, procedente de Portugal, iria
desembarcá-los no Rio de Janeiro.
Considere as seguintes afirmações referentes ao excerto:
I A narrativa é isenta de traços idealizantes, seja no que
se refere às personagens, seja no que se refere a suas
relações amorosas.
II O ângulo de representação privilegiado pelo
romancista é o da comicidade e do humor.
III A vivacidade da cena figurada no excerto deve-se à
presença de um narrador-personagem, que participa
da ação.
Está correto o que se afirma em