SóProvas


ID
1751464
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História

Sobretudo compreendam os críticos a missão dos poetas, escritores e artistas, neste período especial e ambíguo da formação de uma nacionalidade. São estes os operários incumbidos de polir o talhe e as feições da individualidade que se vai esboçando no viver do povo.

O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?

José de Alencar, prefácio a Sonhos d’ouro, 1872.

Adaptado de ebooksbrasil.org.

De acordo com José de Alencar, a caracterização da identidade nacional brasileira, no século XIX, estava vinculada ao processo de:

Alternativas
Comentários
  •  Trata-se de uma questão de interpretação de texto. No começo do trecho, José de Alencar exalta a importância da contribuição dos poetas, escritores e artistas na formação da nacionalidade. Posteriormente, enfatiza a diferença entre palavras com origem brasileira, como caju ou cambucá, e palavras que foram incorporadas de outras culturas, como damasco e pera. 

      Diante do exposto, verifica-se que a resposta correta é a letra D, pois o autor relaciona a formação da identidade nacional com a particularização da língua portuguesa.