SóProvas


ID
1753330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de criptografia, julgue o item subsequente.

Duas chaves são exigidas ao se utilizarem algoritmos de chave pública. Uma delas, a chave pública, cujos algoritmos são menos robustos que os algoritmos de chave simétrica, é usada para criptografar as mensagens para um usuário que faz uso de uma chave privada para descriptografá-las. 


Alternativas
Comentários
  • Duas chaves são exigidas ao se utilizarem algoritmos de chave pública. Uma delas, a chave pública, cujos algoritmos são mais robustos que os algoritmos de chave simétrica, é usada para criptografar as mensagens para um usuário que faz uso de uma chave privada para descriptografá-las. 

  • as chaves sao geradas a partir do mesmo algoritmo

     

    acho que está aí o erro

  • ERRADO.

    Acredito que aqui esteja o erro:  "...cujos algoritmos são menos robustos que os algoritmos de chave simétrica..."

  • O erro está em afirmar que o algoritmo assimétrico é menos robusto que os simétricos?

  • Prezados, 

    Acredito que o erro seja o seguinte trecho: (...)chave pública, cujos algoritmos são menos robustos que os algoritmos de chave simétrica(...).

    Pesquisando em dicionários, encontrei como sinônimos para a palavra robusto, a saber: de constituição física muito forte, resistente; potente, vigoroso.

     

    Agora trazendo nas palavras de Stallings (2014,p.49),"Em princípio, não há nada na criptografia simétrica nem na criptografia de chave pública que torne uma superior à outra do ponto de vista da resistência à criptoanálise."

     

    ** Dessa forma, na questão do cespe, não tem como afirmar que algoritmos assimétricos são menos robustos  que algoritmos simétrico, ou            vice-versa.

     

    - SEGURANÇA DE COMPUTADORES- WILLIAN STALLINGS-2 EDIÇÃO-2014.

  • Os algoritmos de chave pública são em regra de tamanho de chave grande. Geralmente 1.024 bits (No RSA 1024, 2048 ou 4096 bits).

    Nos algoritmos de chave simétrica geralmente são de 256 bits (AES 128, 192 e 256 bits), logo, em regra, estes são menos robustos e não os de chave pública como disse a questão.

    Isso não tem relação de um sistema ser superior ao outro do ponto de vista da resistência à criptoanálise, mas de característica que torna um algoritmo mais performático que outro para aplicação em um contexto onde a transação de conexão com a devida confidencialidade e integridade é mais relevante que a autenticidade.

  • Concordo com o colega HTTP concurseiro. Segue a tradução de robusto:

    ro·bus·to 

    adjetivo

    1. Forte, vigoroso, apto para resistir às fadigas (pessoa ou animal).

    2. Que tem boa saúde e força.

    3. Duro, que não sente a fadiga.

    4. [Figurado]  Poderoso.

    5. Firme, inabalável.


    "robusto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/robusto [consultado em 16-03-2018].

  • Robusto seria sinônimo de eficiente? 

  • O erro está em afirmar que a mensagem é criptografada pela chave pública e decriptografada pela chave privada, depende do princípio de segurança da informção que estou priorizando.

  • ERRADO

    Em princípio, a chave assimétrica é mais segura que a simétrica. Dessa forma, os algoritmos da chave assimétrica são MAIS robustos que os da chave simétrica.

  • Concordo com o HTTP Concurseiro(+1), pois tudo está relacionado ao tamanho da chave e a escolha das chaves corretas.

  • a robustez não estaria relacionada à função para a qual a assimetria de chaves será direcionada e/ou aplicada?

    penso que, caso seja assinatura, é um contexto... caso seja confidencialidade, outro.

    estou equivocado?