-
Camada Física:
Originalmente, o standard 802.11 definia 3 tecnologias suportadas para a camada física: Infravermelhos, FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) e DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum). As três forneciam débitos até 2Mbps e as duas últimas operavam nos 2.4GHz. Mais tarde, ficou definido que o caminho a seguir era o DSSS já que FHSS é utilizado em Bluetooth.
A utilização de ondas rádio na Camada Física, requer uma camada complexa. A camada física é dividida em 2 sub-camadas:
PLCP - Physical Layer Convergence Protocol
Lida com as diferenças entre os vários interfaces físicos (vários PMDs) com a finalidade de possibilitar a inter-conexão entre a PMD e a sub-camada MAC. Assim a sub-camada MAC é independente da sub-camada PMD.
PMD - Physical Medium Dependent Sublayer
Define e especifica funções relacionadas a um canal físico específico. Cada uma das 6 tecnologias, tem um PMD associado. O PMD define a modulação e codificação do canal, define os spreading codes e os mecanismos de despreading e despreading seutilizadas tecnologias DSSS.
http://paginas.fe.up.pt/~ee99207/Tecnologias/WLAN/wi-fif.html
Não encontrei nada nos livros do Kurose e Tanenbaum.
-
A divisão da camada de enlace eu sabia, a da física foi no chute
-
2011
Logical link control (LLC) e media access control (MAC) são parte da camada de enlace do padrão IEEE 802.11.
certa
-
No padrão IEEE 802.11, a camada física é subdividida em outras duas subcamadas: a subcamada inferior PMD (Physical Medium Dependent), que converte os dados em bits, modula (PSK, QAM) e codifica o sinal, e a subcamada superior PLCP (Physical Layer Convergence Procedure) que prepara o frame para a transmissão pegando o quadro da subcamada MAC e criando o PLCP Protocol Data Unit (PPDU). O PLCP adiciona um sinal de preâmbulo (usado para sincronização entre os rádios 802.11 transmissor e o receptor) e um cabeçalho aos dados (PHY header). Do mesmo modo, a camada de enlace também é subdividida em duas camadas: MAC (Medium Access Control), que adiciona informações ao frame da camada física, e o LLC (logical link control), que faz interface com a camada de rede.

-
Eu acho interessante essas bancas enfeitarem o pavão com questões desse tipo. Fora pesquisas de Google, não achei um autor bom que citasse a dita camada. Não tô dizendo que essas camadas da questão não existam. O problema é que deveria ser cobrado aquilo que está na literatura, o que grandes autores dizem, o que é ensinado nas universidades pois é isso que será útil ao futuro candidato aprovado, por mais que o cargo seja de nível engenheiro ou de nível chin*frim!!!.
E, antes q a turma gnutella, mimimi, geração q "palavras machucam" se manifeste, já adianto q não estou me referindo a este concurso.
Porém, sabemos q uma coisa é uma questao nivel BACEN, outra coisa muito diferente é questão nível Prefeitura Muncipal de P*A*U Amarelo, concurso para o qual estou estudando feito do*ido.
-
camada física podemos dividi-la em duas subcamadas:
- Physical Medium Dependent (PMD – Dependente do Meio Físico): esta subcamada trata das técnicas de transmissão, modulação e codificação do sinal sendo responsável pelo envio e recebimento de pacotes no meio.
- Physical Layer Convergence Procedure (PLCP – Procedimento de Convergência da Camada Física): esta subcamada serve de interface entre a camada de enlace e a camada física, pois entrega as informações recebidas da PMD à subcamada MAC. Esta subcamada conta com uma ferramenta importante, o preâmbulo.
O preâmbulo é usado para informar ao receptor que os dados estão a caminho. Tecnicamente falando, esta é a primeira parte do Protocolo de convergência da camada física/Unidade de dados de protocolo de procedimento (PLCP). O preâmbulo permite ao receptor adquirir o sinal sem fio e sincronizar-se com o transmissor. A porção restante é um cabeçalho e contêm informações adicionais que identificam o esquema de modulação, a taxa de transmissão e o tempo a transmissão de uma estrutura de dados inteira (fonte: http://www.intel.com/support/pt/wireless/wlan/sb/cs-025317.htm).
Fonte: Adaptado de TANEBAUM, 2003.
:: :: :: ::