SóProvas


ID
1753357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das redes IP, julgue o item subsecutivo.

O BGP, um protocolo por vetor de distância feito para roteamento de sistemas autônomos com conexões TCP entre os roteadores BGP, compara não apenas a distância mínima entre os roteadores, mas também as políticas a serem consideradas para selecionar o melhor caminho.


Alternativas
Comentários
  • BGP é baseado em políticas, utiliza porta tcp 179, vetor de distância e entre SA's 

  • Rodei no TCP

  • Certa

    BGP [RFCs 1771,1772,1773,1774,1657] assim como o EGP, é um protocolo de roteamento interdominios, criado para uso nos roteadores principais da Internet. O BGPprotocolo de roteamento dinâmico, utilizado para comunicação entre sistemas autônomos (ASs).

  • O protocolo de roteador de borda é fundamentalmente um protocolo de vetor de distância mas, é bem diferente da maioria dos outros, como o RIP. Em vez de apenas manter o custo para cada destino, cada roteador BGP tem controle de qual caminho está sendo usado. O mesmo não utiliza as atualizações periódicas para informar o custo estimado aos seus vizinhos. O BGP informa o caminho exato que está sendo utilizado (TANEMBAUM, 2003).

  • 2012

    Uma das principais diferenças entre o BGP e o OSPF consiste no fato de o BGP possibilitar a implementação de diversas políticas de roteamento, enquanto o OSPF ocupa-se apenas da eficiência no encaminhamento dos pacotes.

    certa

     

  • Vetor distância? Pensei que era Vetor caminho. Alguém ajuda?

  • BGP utiliza o protocolo TCP

    RIP utiliza o protocolo UDP

    OSPF utiliza o protocolo IP

  • Alguém explica por que essa questão não tá errada? Olha uma fonte interessante:

    Segundo[1], o BGP não usa o algoritmo de vetor de distância nem o algoritmo de estado de link. Em vez disso, o BGP usa uma modificação conhecida como algoritmo vetor caminho (path-vetor).

    Segundo esse outro autor P*G*[2]: o "BGP (protocolo de gateway de fronteira) é uma implementação do protocolo vetor de rota". Trata-se de um "protocolo de roteamento interdomínios que usa roteamento vetor caminho.

    Mas q diacho é isso de "path vector routing (roteamento vetor-caminho)", o gafanhota pode questionar!!!

    Trata-se, segundo[2], de um "Método de roteamento no qual se baseia o BGP; nesse método, são listados explicitamente os ASs que um pacote tem de passar.

    Portanto, questão errada, a meu ver!!!

    Obs: comentário atualizado na data de 16/03/2021. (ia sair pro mercadinho Verdura Estragada, mas tinha puliça na rua fiscalizando o lockdown da galera!!!). E o caminho do féi eh por onde vei!!!

    Fonte:

    [1] Comer, Redes, 4ed.

    [2] Kurose

  • BGP não é vetor de rota? Alguém com uma explicação plausível e com fontes?

    O BGP de borda é vetor de distância, mas o BGP interno, é um vetor de rota? alguém para explicar?

    O protocolo de rotador de borda é, essencialmente, um protocolo de vetor de distância. No entanto, em vez de apenas manter o custo para cada destino, ele também exerce controle sobre o caminho exato que está sendo utilizado. 

    https://blog.aloo.com.br/border-gateway-protocol/#:~:text=Lembrando%20que%2C%20a%20conex%C3%A3o%20TCP,protocolo%20de%20vetor%20de%20dist%C3%A2ncia.

    [1]O protocolo BGP é sustentado pelo algoritmo vetor de caminhos (path vector), no qual, a partir de dados recebidos dos demais sistemas autônomos, cria-se um vetor que armazena os ASNs que formam o caminho até cada uma das redes remotas.

    [1] https://www.devmedia.com.br/bgp-border-gateway-protocol/29123

    [2] . Estes parâmetros são usados pelo algoritmo do BGP como elementos para decisão da escolha das rotas e para decisão sobre filtragem de rotas

    [2] http://www.cricte2004.eletrica.ufpr.br/edu/anterior/cd00/trab/bgp/#_Toc498747588

  • Essa eu acertei só porque não tinta restrição, imposição. Nishimura