SóProvas


ID
175429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação
hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Durante avaliação do uso do protocolo SNMP na organização, um analista coletou o tráfego das Protocol Data Units (PDUs) na rede. Em várias dessas PDUs, o analista selecionou um conjunto de pacotes cujo número da porta de destino era 162. Nessa situação, com as informações contidas nesses pacotes selecionados, o analista consegue indicar corretamente onde se encontram em funcionamento as estações de gerência da rede e onde estão as instalações de RMON, já que os endereços de destino desses pacotes indicam onde se encontram os gerentes, enquanto os endereços de origem indicam onde estão instalados os RMON.

Alternativas
Comentários
  •  O item está correto, pois no SNMP geralmente a porta 161 é utilizada para comunicações com o agente, e a porta 162, para comunicações com o gerente. Por exemplo, o gerente recebe as mensagens trap através da porta 162. Dessa forma, identificar os endereços de destino dessas mensagens é o mesmo que identificar os gerentes da rede.

    Fonte: GTA - UFRJ

    http://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/snmp/versoes.htm

    "Normalmente, o SNMP utiliza as portas UDP 161 para agente e 162 para o gerente. O gestor pode enviar solicitações de qualquer porta disponível(porta de origem) até a porta 161 no agente(porta de destino). A resposta do agente será reportada de volta a porta de origem. O Gestor receberá traps na porta 162. O agente pode gerar as traps de qualquer porta disponível. Muitas distribuições podem mudar isso,porém essa alteração não é sempre necessariamente verdade."

  • Complementando o excelente comentário anterior, temos a seguinte arquitetura para o funcionamento do SNMP:




    Lembrando que os agentes são softwares instalados no lado do cliente que monitoram eventos específicos e respondem a pedidos de informação por parte dos gerentes (NMS): quando ocorrem determinados eventos (traps), informações são automaticamente encaminhadas aos gerentes na porta UDP/162; quando os NMS requisitam informações, os pedidos chegam nos agentes na porta UDP/161.

    O RMON (Remonte Networking Monitoring MIB, RFC 1757 e 4505) é uma aplicação específica do SNMP para monitoramento de desempenho de rede, que é registrado em alguns campos específicos de uma MIB e encaminhados periodiacamente ao NMS. O agente RMON ganha um nome especial: probe.
    As duas versões de RMON visam diferentes camadas de rede, conforme quadro abaixo:


    Fonte: 
    http://www.javvin.com/protocolSNMP.html
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc783142(v=ws.10).aspx
    http://andredeo.blogspot.com.br/2012/01/protocolo-de-gerenciamento-rmon.html   //excelente texto sobre RMON
  • AGENTE(servidor porta udp/161)

    GERENTE(cliente porta udp/162)

    Fonte: Forouzan