a) As massas de edificações contribuem para baixar as temperaturas localizadas devido ao sombreamento que provocam.
Contribuem para aumentar as temperaturas em função do efeito da ilha de calor
b) Durante a noite, as áreas próximas ao oceano recebem uma brisa no sentido mar - terra, resultante do movimento do ar da região mais fria para a mais quente.
O sentido da brisa noturna é terra - mar, uma vez que o mar está mais aquecido que a terra.
Explicação um pouco longa que achei:
"O ar sempre se desloca do ponto onde a pressão é mais alta para onde ela é mais baixa. Isso explica porque a brisa marítima surge da diferença de temperatura entre o mar e o continente. Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. Ambas recebem a mesma quantidade de energia, mas o mar aquece mais porque o solo é mau condutor e concentra o calor – enquanto a água é boa condutora e dispersa o calor para as profundezas. Assim, a temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela, tornando a pressão atmosférica menor que sobre o oceano e fazendo o vento soprar para a terra. À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra. Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa."
c) Um relevo acidentado pode modificar as condições de umidade e de temperatura do ar em relação à escala regional.
Correto. O relevo acidentado pode prejudicar a circulação dos ventos, o que gera modificações nas condições de umidade e temperatura.
d) Solos pouco úmidos, que se aquecem depressa durante o dia, à noite dissipam rapidamente o calor armazenado, provocando baixa amplitude térmica diária.
A alternativa contradiz a si propria, observe: Se o solo aquece rapidamente e dissipa rapidamente o calor armazenado, a lógica é termos alta amplitude térmica.
e) As ilhas de calor são ocasionadas pelas partículas sólidas em suspensão, decorrentes da poluição do ar.
Não somente por isso. São também ocasionadas por alterações na superfície decorrentes da urbanização. uso ostensivo de materiais de materiais muito absorvedores da energia solar, dificuldades de circulação dos ventos na massa urbana, entre outras.
- Ilha de calor: efeito produzido pela massa/densidade urbana
> Cidade = ilha quente c/ entorno frio
> Aumenta a absorção e capacidade térmica/armazenadora = – reflexão de radiação/calor
> Favorece a formação de precipitação em chuva
> Principal fator relevante: impermeabilização do solo/pavimentação de concreto ou asfalto
(lembrar: infraestrutura viária ocupam ≈ 25% das cidades)
>> Aumenta a rugosidade
>> Altera o movimento do ar
> Outros fatores relevantes: veículos a combustão, equipamentos termoelétricos e de combustão (indústria e transporte), massas/volumes edilícios, poluição
> Técnicas p/ mitigação
>> Cores claras nas fachadas
>> Concreto claro (ao invés de asfalto)
>> + Vegetação
>> Configuração da forma urbana (ex.: espaços + abertos)
*+ umidade do ar = + radiação difusa = + ilha de calor