-
Por que a alternativa A está incorreta? Os cimentos CP (RS) não protegem a estrutura dos meios agressivos sulfatados, água do mar, esgoto, etc.? O seu uso em si já aumenta a durabilidade do concreto.
-
Porém se o traço utilizado não for o correto? E se a execução não tiver sido correta? A vibração errada, A cura mal feita... Existem vários fatores que devem ser levados em consideração para garantir a durabilidade e não, somente, a utilização de cimentos resistentes a sulfatos.
Creio que o que matou a questões foi a expressão entre vírgulas: "por si só"
-
"por si só" compromete a questão. São diversos fatores que influenciam a durabilidade.. Um concreto resistente a sulfatos pode pecar em relação a outras substâncias químicas não previstas, o que compromete a durabilidade.
-
A qualidade do concreto à durabilidade pode ser medida por meio de três parâmetros:
fck,
consumo de cimento
e relação água-cimento.
-
A assertiva A está errada quando fala "por si só".
Acredito que conjuntamente com uso do cimento, temos que levar em conta o lançamento do concreto na estrutura, a vibração, o cobrimento..etc
Deduz então, que não é só utilizar esse cimento que obterá a durabilidade, temos que nos ater as questões acima descriminadas, respeitando-as de acordo com as normas, para obetenção de um concreto ausente de segregações, armadura expostas...etc
Espero ter ajudado!
-
Onde (norma, livro) está a letra D?