A) O sistema coletivo de afastamento de esgoto sanitário pode ser constituído por traçado tipo leque, radial e perpendicular; com exceção do primeiro, os demais podem ser utilizados para cidades com topografia acidentada. (TRAÇADO TIPO "LEQUE" = TERRENOS ACIDENTADOS, RADIAL E PERPENDICULAR = CIDADES PLANAS)
B) O traçado da rede de esgoto deve ser executado em planta na escala de 1:20.000, com curvas de nível de metro em metro, e o poço de visita deve ser previsto nas cabeceiras de rede, nos cruzamentos, nas mudanças de direção e de diâmetro e a cada 200 metros.
(TOPOGRAFIA 1:2000 E PLANTA 1:10000, PENSE NUMA PLANTA GRANDE)
C) A rede coletora do tipo unitário utiliza apenas uma tubulação para receber os esgotos sanitários e as água pluviais, sendo, portanto, menos trabalhosa a elaboração do projeto para esse tipo de rede, uma vez que a previsão das vazões de esgoto sanitário e de águas pluviais é facilmente obtida.
(BOM SENSO, NEGATIVO)
D) Em geral, no pré-dimensionamento de grandes condutos, é suficiente a obtenção dos hidrogramas de cada trecho mediante a simples adição das contribuições afluentes às vazões do hidrograma de montante defasadas pelos tempos de percursos. (GABARITO)
E) No dimensionamento de interceptores de esgoto sanitário, não é possível utilizar a mesma técnica para avaliação dos efeitos produzidos em rios e reservatórios, que distingue a variação afluente da vazão denominada flow routing (escoamento de enchente).
(SE FOR SISTEMA UNITÁRIO, VALE A ANALOGIA)