Alternativa A
Utiliza-se o método de Hardy-Cross. É um método de tentativas diretas em que valores são arbitrados previamente para as vazões. O método fundamenta-se nas seguintes considerações:
a) em cada nó da rede (convergência de três ou mais tubulações), a soma algébrica das vazões é nula. As vazões que chegam ao nó são positivas, e as que saem são negativas.
b) em um circuito fechado (anel) a soma algébrica das perdas de carga é nula.
http://www2.feg.unesp.br/Home/PaginasPessoais/nestorproenzaperez/sfm-2014-aula-5.pdf
__________________________________________________________________________________________________________________
Alternativa B
O método GRANADOS (Granados, 1990) é um algoritmo iterativo de otimização que se aproxima do método clássico da programação dinâmica. Ele fornece o custo mínimo de um sistema pressurizado e ramificado de distribuição de água, em função da cota piezométrica de cabeceira do mesmo. Este método de otimização considera ainda a variação do preço das tubulações em função de seus materiais, diâmetros e classes.
O método GRANADOS foi desenvolvido para redes pressurizadas ramificadas de distribuição de água.
Utilização da metodologia granados para a otimização de redes hidráulicas malhadas (PDF Download Available). Available from: https://www.researchgate.net/publication/228534068_Utilizacao_da_metodologia_granados_para_a_otimizacao_de_redes_hidraulicas_malhadas [accessed Jan 19 2018].
_______________________________________________________________________________________________________
Alternativa C
Para distinguir escoamento laminar e turbulento. Usa-se o número de Reynolds (Re), um parâmetro adimensional, é definido para tubos
circulares como: Re = (D.v)/ δ
Onde:
D: diâmetro interno do tubo
v: velocidade média
δ : viscosidade da água
Valores baixos de Re (até 2.000) descrevem o escoamento suave ou laminar, e valores altos de Re (acima de 10.000) indicam escoamento turbulento.
O número Froude (F) pode ser usado para distinguir entre escoamento subcrítico e supercrítico. Para um canal retangular, F é definido como:
F = v/(g.D)^1/2
onde:
- F: número Froude (adimensional)
- v: velocidade média
- D: profundidade do escoamento
- g: aceleração da gravidade
Quando F = 1, o escoamento é crítico. O escoamento subcrítico ocorre quando F < 1, e o escoamento supercrítico ocorre quando F > 1.
O número de Froude (F) serve para caracterização do escoamento em canais, em função da velocidade média da água e da profundidade média da lâmina d’água.
Prof. Marcus Campiteli - Estratégia Concursos