SóProvas


ID
1757035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Hidrologia

No que se refere ao aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Lanna (1993) também alega que a dimensão ótima para um reservatório deverá ser considerada em função de um compromisso entre o custo de investimento na sua implantação e o custo da escassez de água durante os períodos secos. O custo do investimento é diretamente proporcional e o segundo é inversamente proporcional à dimensão do reservatório.

    https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/6/Unidade_3.pdf

     

    Alternativa D

    O uso dos recursos hídricos por cada setor pode ser classificado como consuntivo e não consuntivo.
    a) Uso Consuntivo. É quando, durante o uso, é retirada uma determinada quantidade de água dos manaciais e depois de utilizada, uma quantidade menor e/ou com qualidade inferior é devolvida, ou seja, parte da água retirada é consumida durante seu uso. Exemplos: abastecimento, irrigação, etc.


    b) Uso Não Consuntivo. É aquele uso em que é retirada uma parte de água dos mananciais e depois de utilizada, é devolvida a esses mananciais a mesma quantidade e com a mesma qualidade, ou ainda nos usos em que a água serve apenas como veículo para uma certa atividade, ou seja, a água não é consumida durante seu uso. Exemplos: pesca, navegação, etc.

    http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/HIDRO-Cap1-INTRO.pdf

     

    Alguém indica o erro da letra c ??

     

     

  • Que viagem essa questao, li a alternativa A umas mil vezes e ainda assim nao consegui entendê-la. Enfim, o erro da C eu creio que está em dizer que a agua pode ser utilizada em comum nos diversos fins do projeto. Na verdade vc nem sempre pode utilizar uma agua destinada a irrigaçao ou navegação em um projeto de abastecimento urbano. Acho que é isso. Agora o resto eu nao sabia de nada!!

  • Numa prova o tempo é o nosso maior inimigo. Essa banca ela tem a mania de falar o obvio de uma forma bem elaborado em textos longos pra gente ficar confuso.

    RESPOSTA CERTA: A . Eu usei a lógica de que o texto está falando sobre o compromisso de que a determinação do tamanho (capacidade) de um reservatório para armazenar água está ligada ao custo. O tamanho (capacidade) desse reservatório vai ser determinado pelo custo para construir, no caso deverá ser menor do que o custo que a escassez vai gerar sem o reservatório.

    E que o custo para a implantação está diretamente ligada com o tamanho ( quanto maior o reservatório, maior o custo de implantação) e de forma inversa o custo para manter o abastecimento na seca está inversamente ligada com o tamanho ( quanto maior a capacidade do reservatório, menor o custo que a escassez deverá gerar).

    alternativa b. No texto o florestamento é considerado um bem de consumo intermediário. Mas bens de consumo intermediário são aqueles em que a indústria utiliza como insumo para produzir produtos, o certo seria se fosse o termo "madeira" que é considerado insumo, mas a palavra "florestamento" não se associa a consumo intermediário.

    alternativa c. Acredito que o erro está em afirmar que tem que ter uma quantidade reservada para poder ser usada em comum. Porque a água de irrigação e de navegação até que poderia pois a água vem direto da fonte natural, mas a água para consumo humano (abastecimento urbano) só pode ser utilizada se passar por um processo de tratamento para torna-la potável. Pela lei brasileira tem uma serie de critério de cor, cheiro, pureza.

    alternativa d. pra mim só tem duas formas: Consuntivo e não Consuntivo. Essa terceira já procurei e não encontrei nada falando a respeito.

    alternativa e. pelo texto "As economias de escala.....são uma vantagem do aproveitamento múltiplo e integrado dos recursos hídricos, e ocorrem quando os custos...por unidade....aumentam.... o erro está nessa palavra "aumentam" pelo conceito de economia de escala é aquela que provoca um aumento na quantidade total produzida com custos baixos de produção.