SóProvas


ID
1757683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao reconhecimento dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa?

  • GAB. D

    Por eliminação, as alternativas A, B e C são totalmente improváveis.

    O erro da E está no fato de afirmar que "a impulsividade não pode ser considerada parâmetro de avaliação dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes." A impulsividade pode sim ser um critério disfuncional de comportamento e de personalidade se causa prejuízo nas relações sociais da criança ou adolescente.

  • alguém me explicar como dividem esses eixos? I ,II...

  • O DSM é um sistema de classificação que organiza cada diagnóstico psiquiátrico em cinco níveis, relacionando neles distúrbios, transtornos, perturbações e disfunções. Esse manual é seguido por todos os profissionais da área de saúde mental.

    • Eixo I: transtornos clínicos, incluindo principalmente transtornos mentais, bem como problemas do desenvolvimento e aprendizado. Nesse eixo é comum incluir transtornos como depressão, ansiedade, distúrbio bipolar, TDAH e esquizofrenia;
    • Eixo II: transtornos de personalidade ou invasivos, bem como retardo mental. No eixo II incluem-se transtornos como transtorno de personalidade borderline, transtorno de personalidade esquizoide, transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista;
    • Eixo III: condições médicas agudas ou desordens físicas;
    • Eixo IV: fatores ambientais ou psicossociais contribuindo para desordens;
    • Eixo V: Avaliação Global das Funções (Global Assessment of Functioning) ou Escala de Avaliação Global para Crianças (Children’s Global Assessment Scale) para jovens abaixo de 18 anos.

  • Gente, esta questão está desatualizada, esses eixos são referentes ao DSM-IV. Mesmo que a questão seja de 2013, ano de publicação do DSM-V, acredito que o concurso fora anterior ao lançamento do manual. Em resumo, ele utiliza um tipo de diagnóstico "multiaxial", o sujeito era diagnosticado em cada um dos eixos, com eles podendo ou não estarem relacionados.

    O DSM-V utiliza um diagnóstico DIMENSIONAL do sujeito, colocando esses "eixos" em desuso. A abordagem utilizada pelo DSM-V continuou "ateórica" (não priorizou nenhuma abordagem psicólogica ou psiquiátrica para tentar explicar sua classificação, mas em achados clínicos, cientificos, sintomas, traços característicos de cada condição).