SóProvas


ID
1758070
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação digital sem fios não é uma ideia nova, ela tem seus princípios no código morse.
Sabendo disso, as redes sem fios podem ser divididas em três categorias principais, sendo elas:

Alternativas
Comentários
  • INTERCOXEXÃO DE SISTEMAS

    A quantidade de fios atrás do computador sempre foi motivo de reclamações dos usuários durante anos. A interconexão de sistemas veio como solução para este problema, ao invés de cabos são usadas ondas de rádio de pequeno alcance para conectar os vários dispositivos no computador. Essa tecnologia é chamada de  e com ela é possível a conexão com câmeras digitais, fones de ouvido e até o seu celular sem precisar de instalação de drivers, sendo necessário só aproxima-los ao computador e ligá-los.

    LAN's SEM FIO

    Essa categoria está ficando bem popular em domicílios e lugares onde passar cabos para criar uma rede fica muito difícil. Praticamente todos os notebooks e laptops já saem de fábrica equipados com essa tecnologia que também é conhecida como WiFi 802.11G. A velocidade de uma rede com essa tecnologia pode chegar a 54 Mbps e pode chegar a distâncias de dezenas de metros. O objetivo principal dessa categoria é a mobilidade, ou seja, esteja conectado a qualquer hora em qualquer lugar.

    WAN's SEM FIO

    Essa categoria de redes sem fio é muito usada por empresas, porém pouco conhecida, as companhias de telefonia usam essa tecnologia para trafego de voz sob o nome de GSM e para tráfego de dados sob o nome de 3G. Para essa categoria é usado o padrão 802.16, especificação criada pela IEEE, a este padrão foi dado o nome WiMAX. Foi projetado para ser uma rede de televisão a cabo sem fio e para utilização em redes sem fio fixas onde aja necessidade de altíssima transmissão de dados, com extensão de vários quilômetros e tráfego de até 1 Gbps.