SóProvas


ID
1759756
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As datas constantes na questão reportam-se ao ano de 2015

Em diversas cidades brasileiras, representantes do poder público e sociedade civil têm discutido os principais problemas dos núcleos urbanos, entre eles a mobilidade urbana.

Sobre este problema, analise:

I. O crescimento da população e da frota de veículos são fatores determinantes para o surgimento de problemas estruturais e as cidades não se prepararam para esse crescimento desenfreado.

II. A reeorganização das vias de circulação, reduzindo os semáforos para travessia de pedestres, é um dos pontos mais indicados para aumentar a velocidade dos veículos e, portanto, a mobilidade urbana.

III. A dispersão das atividade econômicas pela área urbana aumenta a circulação de veículos, sendo necessário concentrar as atividades na parte central da cidade para onde deveria convergir o transporte público. 

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • A mobilidade urbana se apresenta como um desafio não só nos centros urbanos do Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. O deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, acarreta, nas regiões metropolitanas e grandes capitais, localidades de concentração populacional.

    O notório inchaço urbano obriga com urgência a harmonia e agilidade o deslocamento de bens e pessoas com eficiência, conforto e segurança além de mitigar os impactos ambientais, visuais e de poluição sonora e atmosférica, ressaltando também modelos de minimização da exclusão social.

    É neste bojo que o planejamento em transportes em longo prazo é imprescindível, fato este que, explicado pela adoção do modelo rodoviarista, as metrópoles brasileiras sofrem com os congestionamentos e elevado custo no preço das tarifas, ao ponto de ofertas de serviços precários, ineficientes e defasados que acarretam significativa diminuição da qualidade de vida. Dentre as estratégias de melhoria e aperfeiçoamento da mobilidade em empreendedorismo intermodal, as iniciativas públicas e privadas devem priorizar o gerenciamento de transportes de massas, acima de tudo, transporte sobre trilhos, desenvolvendo logística de integração local, regional, nacional e internacional.