SóProvas


ID
1760854
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Alice e Maria são gerentes de uma mesma empresa que possui filial em diversos estados do país. Maria trabalha no Rio de Janeiro e Alice no Rio Grande do Sul. As duas manipulam informações de grande valor para a empresa, cuja divulgação não autorizada pode comprometer os projetos em desenvolvimento na organização. Maria e Alice costumam criptografar os arquivos que trocam entre si pela Internet para evitar acessos indevidos a eles. As duas gerentes utilizam uma chave secreta na origem para codificar o arquivo e uma pública no destino para decodificar o arquivo. O tipo de criptografia baseado em uso de chave secreta e pública utilizado por Maria e Alice é:

Alternativas
Comentários
  • Criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica, é uma classe de protocolos de criptografia baseados em algoritmos que requerem duas chaves, uma delas sendo secreta (ou privada) e a outra delas sendo pública. Apesar de diferentes, as duas partes desse par de chaves são matematicamente ligadas. A chave pública é usada, por exemplo, para encriptar purotexto ou para verificar uma assinatura digital; já a chave privada é usada para a operação oposta, nesses exemplos para decriptar cifrotexto ou para criar uma assinatura digital. O termo assimétrica vem do uso de diferentes chaves para realizar essas funções opostas, cada uma a inversa da outra – como contrapartida da criptografia ("simétrica") convencional, a qual depende da mesma chave para realizar ambos.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia_de_chave_p%C3%BAblica


    gab B

  • Letra B. Clássica questão FGV.

    Uma chave, chave simétrica, um S.

    Duas chaves, chave assimétrica, dois S.

  • A)  Certificado Digital é o documento eletrônico que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade.

    C)  Hash é um resumo criptográfico. A vantagem da utilização de resumos criptográficos no processo de autenticação é o aumento de desempenho, pois os resumos são menores que o documento em si.

    E)  A utilização da assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor, com todas as suas características originais, incluindo controle de mudanças e garantias do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição) e que não foi alvo de mutações ao longo do processo.

    INTEGRIDADE + AUTENTICIDADE 

    Alternativa B

    Avante!

  • Gostei do Macete Fernando! obrigada!

  • "As duas gerentes utilizam uma chave secreta na origem para codificar o arquivo e uma pública no destino para decodificar o arquivo". Não seria o inverso? Uma chave pública para codificar e uma secreta/privada para decodificar? Da forma posta leva ao conceito de assinuta digital: uma chave secreta/privada na origem e uma pública no destino.

  • Discordo,   criptografar com a pública e descriptografar com a privada= criptografia assimétrica.

                         criptografar com a privada e descriptografar com pública= assinatura digital.  

    Vontade de jogar no lixo tudo que estudei. Aff.

  • Ainda não entendi porque é criptografia assimétrica!! Sendo que essa não devia ser uma chave pública e chave privada o oposto da ordem que a questão diz.

  • Na criptografia assimétrica não é criada uma única chave, mas um PAR de chaves. Uma das chaves serve SOMENTE PARA ENCRIPTAR mensagens. A outra serve SOMENTE PARA DECRIPTAR mensagens.

     

    ---> A chave que encripta mensagens será distribuída livremente.

    ---> A chave que decripta mensagens será armazenada secretamente com seu titular (dono)

     

     

    Na criptografia simétrica é um utilizada apenas UMA única chave para encriptar e decriptar os dados.

     

     

  • para manter sigilo, deveria ser = assinar com chave pública e, o destinatário, codificá-la com chave privada.

    Como a questão apresentou, apenas garante a autenticidade...

    Concordo com o Leandro Souza e Valdeane...

  • só existem 2 tipos de CRIPTOGRAFIA, SIMÉTRICA E ASSIMÉTRICA.

    A ASS. digital  é um tipo de criptografia Assimétrica

    MAS COMO NA QUESTÃO PERGUNTOU O TIPO DE CRIPTOGRAFIA A RESPOSTA É ASSIMÉTRICA.

    creio q é isso, pra quem ficou em dúvida qto a ass. digital X assimétrica.

  • Chaves Assimétricas

         Diferentemente do método de Chave Simétrica, esse tipo utiliza 2 chaves, uma pública e uma privada. O sistema funciona da forma que alguém cria uma chave e envia essa chave à quem quiser mandar informações à ela, essa é a chamada chave pública. Com ela é feita a codificação da mensagem. Para decodificação será necessário utilizar uma outra chave que deve ser criada, a chave privada – que é secreta.

     

         Esse esquema de chaves pública e privada atuando em conjunto funciona muito bem, principalmente quando queremos garantir a confiabilidade nos dados, já que somente o proprietário da chave privada será capaz de descriptografar a mensagem e vice-versa (nem mesmo o dono da chave pode descriptar a mensagem que ele encriptou, a não ser que ele possua a outra chave), ou seja, mesma que ela caia em “mãos erradas”, essa pessoa não será capaz de lê-la.

  • Chave simétrica = a mesma chave

     

    Chave assimétrica = duas chaves diferentes

  • Como assim? Na criptografia que cifra é a CHAVE PUBLICA e quem decifra é a PRIVADA(SECRETA). Acho que o enunciado tá errado e deveria ser anulada.

  • Resposta estranha. O termo correto é criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica.

    Mas vamos que vamos.

    Gabarito: B

  • O termo chave secreta é normalmente utilizado para algoritmos de chave simétrica, já para os algoritmos de chave pública os termos utilizados são chave privada e chave pública.

    Chave privada = utilizada para autenticar ou descritografar 

    Chave pública = utilizada para encriptar ou validar uma mensagem autenticada.

  • Método  FGV  para assinatura digital:  Q111671

    I. Geração de um resumo criptográfico da mensagem por meio de algoritmos complexos, denominado hash, que reduz o tamanho.
    II. Em seguida, o código deve ser criptografado por meio de um sistema de chave pública, para garantir a autenticação e não repúdio.
    III. O autor da mensagem deve usar sua chave privada para assinar a mensagem e armazenar o hash criptografado junto à mensagem original.
    IV. Para verificar a autenticidade do documento, deve ser gerado novo resumo a partir da mensagem que está armazenada, e feita uma comparação entre esse novo resumo com o recebido. Para isso, é necessário descriptografar o hash original; se for igual ao original, a mensagem está integra.

  • A ASS. digital  é um tipo de criptografia Assimétrica

    privada do remetente ------ pública do remetente para decifrar

    MAS COMO NA QUESTÃO PERGUNTOU O TIPO DE CRIPTOGRAFIA A RESPOSTA É ASSIMÉTRICA.

  • Vocês são muito melhores que muito curso on line por aí!!

    Obrigada, pessoal!!!

    Sucesso para nós!

  • Saudações Concurseiros!

    De fato a resposta é chave assimétrica, pelo uso da chave pública e privada. Apenas reforço que Assinatura Digital não é um tipo de criptografia, pois na assinatura digital não há preocupação com confidencialidade e sim com autenticidade e integridade. Porém, como algum dos nossos colegas observou, o enunciado da questão está errado, cabível de anulação, pois a chave pública cifra (criptografa) e a privada decifra (descriptografa).

    #DEUSéPai

    Fr@nklin Brito

    Professor de Informática Concurseiro

  • GABARITO B

    CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA --->  1 CHAVE 

    CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA ----> 2 CHAVES 

    FORÇA!

  • GABARITO B

     

     

    Com a chave PÚBLICA você CRIPTOGRAFA os dados e envia para o destinatário que possui a chave PRIVADA correspondente, que irá DESCRIPTOGRAFAR.

     

    Criptografia de Chave Pública = Assimétrica (usa 2 chaves = 1 par de chaves).

    Chave Pública (compartilhada) = criptografa

    Chave Privada (não compartilhada) = descriptografa.

  • Letra B. Clássica questão FGV.

    1 chave, chave simétrica, 1 S.

    2 chaves, chave assimétrica, 2 S.

    Comentário do Professor.

  • B. Chave assimétrica; correta

  • Na criptografia assimétrica usa-se uma chave pública para criptografar e uma chave privada para decodificar. Dai o nome assimétrica. Se fosse um único tipo de chave para criptografar e decodificar, seria Simétrica.

  • Esta questão gerou controvérsia, à época. O FUNDAMENTO utilizado na comunicação descrita é a chave assimétrica. Porém, a questão mostra procedimento típico de Assinatura Digital, o que, a meu ver, deixaria a questão com duas alternativas corretas, pois a Assinatura Digital é baseada em chave assimétrica. A Assinatura Digital utiliza, em peculiar, o envio pelo remetente de uma assinatura cifrada com a chave privada, sendo decifrada com a chave pública pelo destinatário, o que atesta a autenticidade do remetente.

    A banca deu como certa somente a alternativa e), e não anulou a questão mesmo após os recursos.

    • ASSIMÉTRICA: 2 CHAVES (1 PUBLICA DO DESTINATARIO PARA CRIPTOGRAFAR E 1 PRIVADA DO DESTINATÁRIO PARA DECIFRAR)
    • SIMÉTRICA: 1 CHAVE SECRETA
  • Criptografia – Confidencialidade das informações, “embaraçar mensagens” só usuários que possuam a “chave”.

    1. Chave simétrica: chave única
    2. Chave assimétrica: duas chaves (pública e privada) Ex. email/ conta bancária.

  • Fgv info

    CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA =  CHAVE 

    CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA = 2 CHAVES 

    Hash = Hesumo criptográfico

  • Assinatura digital não criptografa o conteúdo da mensagem, portanto não garante o sigilo.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    A questão falou em ‘chave pública’, logo trata-se de Criptografia de Chave Pública – também conhecida como Criptografia Assimétrica, em que temos um par de chaves: uma privada/secreta e uma pública. 

     Letra B