Alternativas
no Nordeste brasileiro verificou-se uma intensa migração de retorno, particularmente para as áreas onde se instalaram cinturões de agricultura de precisão, fazendo da região a de maior número de migrantes no país.
as cidades médias tornaram-se o principal destino para migração interna, dado o dinamismo econômico e a oferta de bons serviços e melhor qualidade de vida, comparados com as metrópoles.
mesmo com as mudanças nos efetivos demográficos e na orientação geográfica, as migrações campo-cidade ainda caracterizam a mobilidade no território brasileiro, particularmente na região Centro-Oeste.
com a corrente diminuição da migração intrarregionais, verificado particularmente na década de 1980, aumentou o movimento em direção ao Sudeste, mas fora do eixo Rio-São Paulo em razão da descentralização industrial.
as regiões Norte e Centro-Oeste, por se constituírem fronteiras dinâmicas ao capital, têm recebido consideráveis fluxos migratórios de mão de obra qualificada para os novos pólos industriais que modificaram o perfil econômico dessas regiões.