SóProvas


ID
1761355
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O início dos anos 2000, a primeira década do século XXI, ficou marcado por uma série de rupturas e mudanças no Sistema Internacional, particularmente
no campo geopolítico. Parte dessas mudanças resultou das medidas adotadas após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e atingiram as Relações Internacionais.
Sobre essas medidas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os ataques de 11 de setembro de 2001 iriam moldar definitivamente a política externa de Bush. A organização terrorista Al Qaeda, baseada no Afeganistão, foi responsabilizada pelo ataque. O Afeganistão era controlado pelo grupo islâmico radical talebã, e se recusou a entregar Osama Bin Laden, principal líder da Al Qaeda. Em 7 de outubro de 2001, tropas anglo-americanas atacaram o Afeganistão com o apoio do grupo afegão Aliança do Norte. A derrota do regime talebã foi seguida da ocupação do país por tropas anglo-americanas e a instalação no poder de um governo pró-EUA.

    O governo Bush desenvolve a ideia de ”eixo do mal”, grupo formado por países que estariam ameaçando frontalmente os EUA e seus valores democráticos. Faziam parte de tal eixo o Iraque, o Irã e a Coreia do Norte, que foram logo cotados como possíveis alvos da doutrina Bush. Surge quase ao mesmo tempo a concepção de que cabe aos EUA, única superpotência global, o papel de proteger o mundo civilizado de terroristas que se opõem aos Estados Unidos e planejam ataques "iminentes" com armas de destruição em massa. Este conceito recebe o nome de “ataque preventivo”.

    http://www.infoescola.com/politica/doutrina-bush/

  • Como resposta aos atentados, o governo estadunidense adotou uma série de princípios e métodos para proteger o país de possíveis ameaças à integridade do seu país, entre eles estava o direito do ataque preventivo que ficou conhecido como Doutrina Bush.

    GABARITO= B

    BUSH= era o presidente quando ocorreu esse atentado.

    MANDOU ATACAR.