SóProvas


ID
1761967
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

 Segundo Valêncio (2011), em “Psicologia de Emergências e Desastres na América Latina: Promoção de direitos e construção de estratégias de atuação", analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. 

I. A diversidade cultural que norteia as práticas dos grupos sociais num mesmo território influencia as contraditórias e diversas interpretações sobre os desastres.

II. O desastre é, sobretudo, um acontecimento social e, por este motivo, deve ser tratado pelas ciências humanas e sociais em detrimento do saber das ciências naturais e exatas, que historicamente vem sustentando um discurso hegemônico.

III. Para a sociologia dos desastres, o desastre é um acontecimento social trágico que impacta no plano concreto, abarcando vivências que, embora diversas, são interpretadas da mesma maneira pelos afetados.

IV. Assistência humanitária e direitos humanos guardam uma relação diretamente proporcional, pois quanto maior a primeira, mais protegidos estarão os direitos da pessoa humana pelo Estado.

V. Os desastres terão seus efeitos adversos atenuados quando a gestão pública reconhecer que as desigualdades na distribuição das terras e da renda são fatores que provocam as calamidades. 


Alternativas
Comentários
  • -A diversidade cultural que norteia as práticas dos grupos sociais num mesmo território influencia as contraditórias e diversas interpretações sobre os desastres.

    -Os desastres terão seus efeitos adversos atenuados quando a gestão pública reconhecer que as desigualdades na distribuição das terras e da renda são fatores que provocam as calamidades.

    GAB: E

  • Quanto mais protegidos os direitos da pessoa humana pelo Estado e em todas as circunstâncias, menos assistência humanitária para os sujeitos afetados será necessária, pois em tais sujeitos se desenvolve em maior medida a capacidade de autoproteção. Trata-se, assim, de uma relação inversamente proporcional: os grupos ou nações mais desprotegidas em seus direitos e cujas instituições estejam esgarçadas e/ou contaminadas pela indiferença social são os que mais precisam que os olhos alheios se compadeçam de sua desventura,