SóProvas


ID
1762081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo ao tratamento contábil de ativos circulantes.

Um título público federal indexado à variação cambial deve ser classificado como um equivalente de caixa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Segundo o CPC 03, Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis, ao passo que Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    Como os títulos federais estão indexados às variações cambiais, eles estão sujeitos às mudanças de valor e portanto não serão equivalentes caixa, eles poderão ser ativo circulante, se recebível em até 1 exercício social, ou Ativo não circulante, caso passem 1 exercício social.

    bons estudos

  • Exemplificando o que meu colega Renato disse: A maioria dos equivalentes de caixa das empresas que estão na Bolsa de Valores do Brasil são CDB ́s de altíssima liquidez indexados à taxa DI.

    Qualquer outra aplicação que tenha algum risco significante, deve ser classificado em aplicações financeiras mantidas para negociação, disponível para venda ou mantida até a data do vencimento.

  • Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

  • Nossa que maravilha é acertar uma questão de contabilidade e saber que sua justificativa estava correta kkk Desculpem desde já o desabafo...

  • (CESPE 2020 - MPE)

    São denominados equivalentes-caixa os investimentos imediatamente conversíveis em moeda e que apresentam baixo risco de alteração de valor. Quanto a isso, a entidade deve expor em notas explicativas os critérios adotados para identificar as aplicações em equivalentes-caixa.

    GAB: CERTO

  • ERRADO

    Se é indexado à variação cambial não pode ser equivalente de caixa.

    Pensem em equivalentes de caixa como a poupança, por exemplo. Prontamente conversível em dinheiro e com insignificante risco de mudança de valor.

  • São denominados equivalentes-caixa os investimentos imediatamente conversíveis em moeda e que apresentam baixo risco de alteração de valor. Quanto a isso, a entidade deve expor em notas explicativas os critérios adotados para identificar as aplicações em equivalentes-caixa.

    GAB: CERTO

  • A questão está errada!

    Um título público federal indexado à variação cambial não está sujeito a um risco insignificante de mudança de valor, uma das condições necessárias para que uma aplicação financeira possa ser classificada como um equivalente de caixa.

  • estou meio confuso, amigos. Alguns dizem que é certo e outros errado.

    me ajudem por favor.

  • ERRADO

    CPC 03:

    Caixa – compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

    Equivalentes de caixa – aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

  • Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos. Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor.

    Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da aquisição. Um título público federal indexado à variação cambial pode ter vencimento maior que três meses e, por esse motivo, não pode ser classificado como equivalentes de caixa.


    Fonte:

    CPC 03 (R2) - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.