-
ERRADO
A contabilidade usa o regime de competência, logo, tudo é reconhecido no início da operação(já que é possível estimar com confiabilidade os valores) e não até o término do período como afirma a questão.
-
CPC 17 - CONTRATOS DE CONSTRUCAO:
Reconhecimento das receitas e das despesas do contrato 22. Quando a conclusão de um contrato de construção puder ser estimada com confiabilidade, as
receitas e os custos associados ao contrato de construção devem ser reconhecidos como
receitas e despesas, respectivamente, tomando como referência o estágio de execução (stage
of completion) da atividade contratual ao término do período de reporte. A perda esperada
com o contrato de construção deve ser reconhecida imediatamente como despesa, de acordo
com o item 36.
-
Entendo que o erro da questão está em afirmar que o reconhecimento é proporcional ao tempo, quando na verdade o reconhecimento tem como referência o estágio de execução da atividade contratual ao término do período de reporte, conforme CPC 17.
-
Sou dono de uma construtora e consigo prever com precisão cirurgica os gastos e receitas que terei. Qual o sentido em contabilizar as receitas proporcionalmente no tempo? Esse é o erro da questão.
-
O comentário do Daniel está certo. Fui ao CPC para ver exatamente e eis que entendi. Segue abaixo:
CPC 17 - 22. Quando a conclusão de um contrato de construção puder ser estimada com confiabilidade, as receitas e os custos associados ao contrato de construção devem ser reconhecidos como receitas e despesas, respectivamente, tomando como referência o estágio de execução (E NÃO TEMPO TRANSCORRIDO) (stage of completion) da atividade contratual ao término do período de reporte. A perda esperada com o contrato de construção deve ser reconhecida imediatamente como despesa, de acordo com o item 36.
-
CPC 17 - 22. Quando a conclusão de um contrato de construção puder ser estimada com confiabilidade, as receitas e os custos associados ao contrato de construção devem ser reconhecidos como receitas e despesas, respectivamente, tomando como referência o estágio de execução (E NÃO TEMPO TRANSCORRIDO) (stage of completion) da atividade contratual ao término do período de reporte. A perda esperada com o contrato de construção deve ser reconhecida imediatamente como despesa, de acordo com o item 36.
-
O qconcursos poderia comentar questões de contabilidade às vezes né rsrsrs
-
A perda esperada com o contrato de construção deve ser reconhecida imediatamente, em obediência ao regime de competência.
-
Serão reconhecidos conforme o acontecimento do fato gerador.Para que reconhecer uma despesa sem que ,de fato, ela ocorra?
-
Deve acompanhar a incidência e o acontecimento do fato gerador.
-
Gab. E
O reconhecimento da receita do Contrato de Construção não é proporcionalmente ao tempo, mas pelo estágio de execução do contrato. Ou seja, é feito considerando a medição do trabalho executado e a proporção física do trabalho contratado, assim, a receita é mensurada e reconhecida em razão de fatores de execução do empreendimento, sejam eles monetários ou físicos.
Fonte: comentário baseado no 'Manual de Contabilidade Societária - 3ª Ed. 2018; p. 458'
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
Se uma empresa consegue estimar, com confiabilidade, o prazo de conclusão de um contrato de construção, então as receitas e os custos relacionados a esse contrato devem ser reconhecidos proporcionalmente ao tempo transcorrido até o término do período de reporte.
o que se pode estimar aqui é o prazo de conclusão. Quanto ao valor, nada foi menciosado sobre; receitas e despesas é proporcional tempo de contrato? Não, estágio de execução.
Iniciou o contrato, mensura ativos e passivos (regime de competência);
concluiu etapa 1, 2, 3... fato gerador ocorreu, transferiu os riscos, etc, reconhece as receitas e despesas na DRE (concluiu 20% só e foi embora, deve receber ? Sim);
(Rafael de Souza) - A perda esperada com o contrato de construção deve ser reconhecida imediatamente como despesa (mercado vai desvalorizar..., empresa contruiu 50% local que vai ter terremoto ? Sim!, seguro, erro ? Não...)
AVANTE
-
Ativos qualificaveis não serão reconhecidos como encargos a transcorrer/juros passivos.
-
A questão aborda o conhecimento do CPC 17 que estabelece o tratamento contábil das receitas e despesas associadas a contratos de construção.
Essa norma afirma que quando a conclusão de um contrato de construção puder ser estimada com confiabilidade, as receitas e os custos associados ao contrato de construção devem ser reconhecidos como receitas e despesas, respectivamente, tomando como referência o estágio de execução (stage of completion) da atividade contratual ao término do período de reporte. A perda esperada com o contrato de construção deve ser reconhecida imediatamente como despesa.
A questão diz as receitas e os custos relacionados a um contrato de construção devem ser reconhecidos proporcionalmente ao tempo transcorrido até o término do período de reporte, o que está errado.
Fonte:
Item 22 do CPC 17 – Contratos de construção.
Questão Desatualizada.
Gabarito do Professor: ERRADO.