SóProvas


ID
1762528
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos desenvolvidos na PUC-MG com cogumelo do sol (Agaricus blazei) podem dar origem a fármacos para leishmaniose e malária. Quanto à primeira doença, o grupo de pesquisadores demonstrou que é possível reduzir a capacidade de infecção e até matar o parasita causador. Em relação à malária, o fármaco impede o desenvolvimento da forma grave, protegendo o tecido cerebral.

(Texto baseado em notícia disponível em <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/03/ver...>.)

Sobre essas doenças, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LEISHMANIOSE VISCERAL(calazar):é causada pelo protozoário flageladoLeishmania chagasi ouLeishmania donovani. É transmitida pela picada de fêmeas do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis), estes que possuem hábito crepuscular e costumam viver em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de material orgânico. Febre, cansaço, anemia e inflamação no baço, medula óssea, rins, fígado e intestinos são alguns sintomas causados por este parasita. Tais lesões podem levar o indivíduo acometido a óbito.


    MALÁRIA:provocada por indivíduos do gênero Plasmodium, é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles: o mosquito-prego. Pela corrente sanguínea, o parasita chega ao fígado e baço, se reproduzindo assexuadamente. Estas novas formas, denominadas merozoítos, invadem hemácias, por lá crescem e, novamente, se reproduzem. Devido a estes 2 fatores, as hemácias se rompem, provocando episódios de febre e também anemia, cansaço, desânimo e falta de ar. O quadro febril se manifesta em intervalos de tempo específicos, dependendo do parasita responsável pela infecção. Quando é oPlasmodium falciparum, os intervalos variam entre 36 e 48h. No caso doPlasmodium vivax, esse tempo corresponde a 48h. Já oPlasmodium malarie, os surtos febris se manifestam de 72 em 72h. O primeiro protozoário citado pode causar anemias graves e também comprometer o cérebro. Em muitos casos, é necessário que o paciente receba transfusões de sangue. Evitar o mosquito é a melhor forma de se precaver contra a malária. 

     

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/doencas-causadas-por-protozoarios-1.htm

     

  • Conclusão:
    a) A malária e a leishmaniose  têm como vetor mosquitos diferentes. A esquistossomose e a meningite têm como verto caramujos diferentes.
    b) Ambas são causadas por protozoários, mas enquanto a malária é transmitida por picada do mosquito Anopheles, a leishmaniose é por picada do mosquito-palha. 
    c) Ambas são causadas por protozoários, mas enquanto a malária é transmitida por picada do mosquito Anopheles, a leishmaniose é por picada do mosquito-palha.
    d) A malária é causada pelo protozoário do gênero Plasmodium, e a leishmaniose, pelo protrozoário Leishmania.
    e) Ambas são causadas por protozoários diferentes e transmitidas por picada de mosquitos diferentes.

  • GABARITO C