letra E
Segundo o relato, a orquídea é um caso de INQUILINISMO com a goiabeira, os líquens são exemplo de MUTUALISMO entre alga e fungo e as abelhas na colmeia viviam em SOCIEDADE.
parasitismo – interação entre duas espécies, na qual uma delas, o parasita, se beneficia da outra, o hospedeiro, causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte.
inquilinismo – relação ecológica interespecífica na qual duas espécies de plantas se encontram associadas com benefício para uma delas e sem dano para a outra.
protocooperação – é uma relação ecológica interespecífica harmônica não obrigatória, na qual há vantagens recíprocas entre as espécies que se relacionam.
mutualismo – associação entre dois seres vivos, na qual ambos são beneficiados, resultando freq. em dependência mútua.
colônia – é o nome dado a uma relação ecológica harmônica intraespecífica, em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem.Na colônia, os organismos encontram-se unidos fisicamente, constituindo um conjunto coeso, podendo ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles.
sociedade – As abelhas e formigas, por outro lado, diferencia-se em rainha, zangão com funções reprodutivas e as obreiras (ou operárias) com outras funções, mas os indivíduos não podem sobreviver separadamente. Por isso, estas espécies são chamadas eu-sociais, ou seja, formam uma sociedade e não uma colônia.