SóProvas


ID
1762531
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Ah! O quintal da minha infância, que boas lembranças! Na goiabeira, orquídeas se fixavam ao tronco, havia líquens por toda a parte, até uma colmeia de abelhas vivia ali na laranjeira. Hoje, entendo que se tratavam de exemplos de associações".

Segundo o relato, a orquídea é um caso de ____________ com a goiabeira, os líquens são exemplo de _______________ entre alga e fungo e as abelhas na colmeia viviam em _______________.

Os conceitos corretos para preencher essas lacunas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • e) inquilinismo – mutualismo – sociedade.

    Inquilinismo – Um individuo utiliza o outro como abrigo, suporte, sem causar prejuízos ao outro. O inquilinismo em vegetais é chamado de Epifitismo. As orquídeas e bromélias, por serem de pequeno porte, necessitam de um local mais alto para alcançar os raios solares para realizar a fotossíntese. Não utilizam nenhum recurso do vegetal suporte; logo, não são parasitas. 


    Mutualismo –  Relação obrigatória com benefício mútuo, ou seja, para os dois. Caso os indivíduos sejam separados ou ocorra a morte de um deles, o outro também morrerá. Líquen: reação entre alga e fungo. A alga realiza fotossíntese, o fungo protege a alga de dessecação e decompõe a matéria orgânica, permitindo a ciclagem dos nutrientes. Observe que esta reação ecológica apresenta uma cadeia alimentar autossuficiente. Por isto, os líquens são considerados organismos pioneiros, pois conquistam ambientes onde outros seres vivos não conseguem sobreviver.

    Sociedade – Os indivíduos apresentam uma certa liberdade física e têm divisão de trabalho. Organizam- se em castas com funções definidas. Formigas, cupins e abelhas são exemplos de sociedade.

  • letra E

    Segundo o relato, a orquídea é um caso de INQUILINISMO com a goiabeira, os líquens são exemplo de MUTUALISMO entre alga e fungo e as abelhas na colmeia viviam em SOCIEDADE.

    parasitismo – interação entre duas espécies, na qual uma delas, o parasita, se beneficia da outra, o hospedeiro, causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte.

    inquilinismo – relação ecológica interespecífica na qual duas espécies de plantas se encontram associadas com benefício para uma delas e sem dano para a outra.

    protocooperação – é uma relação ecológica interespecífica harmônica não obrigatória, na qual há vantagens recíprocas entre as espécies que se relacionam.

    mutualismo – associação entre dois seres vivos, na qual ambos são beneficiados, resultando freq. em dependência mútua.

    colônia – é o nome dado a uma relação ecológica harmônica intraespecífica, em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem.Na colônia, os organismos encontram-se unidos fisicamente, constituindo um conjunto coeso, podendo ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles. 

    sociedade – As abelhas e formigas, por outro lado, diferencia-se em rainha, zangão com funções reprodutivas e as obreiras (ou operárias) com outras funções, mas os indivíduos não podem sobreviver separadamente. Por isso, estas espécies são chamadas eu-sociais, ou seja, formam uma sociedade e não uma colônia.