SóProvas


ID
1762585
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a política econômica de D. João VI no Brasil e marque a opção correta.

I. A industrialização brasileira adquiriu um impulso definitivo pouco depois da publicação do Alvará de 1808, que permitiu o livre estabelecimento de fábricas e manufaturas no território colonial.

II. A abertura do comércio para as nações amigas foi um fator que serviu para inibir a indústria colonial nas primeiras décadas do século XIX.

III. Os grandes beneficiados pelas medidas joaninas foram os comerciantes portugueses, pois entre as suas principais bandeiras estava a da liberalização do comércio ultramarino.

Alternativas
Comentários
  • Medidas Joaninas:
    1.Fundação do Banco do Povo (Banco do Brasil):
    Quando a Família Real volta para Portugal, leva consigo todo o dinheiro contido no banco;

    2.Instalação da Família Real e da Corte Portuguesa.
    Surgimento de fábricas de tecidos, salitre, implementos, roupas, sapatos, vinhos, etc.

    3.Formação do Jardim Botânico;

    4.Instalações de Faculdades;

    5.Urbanização das cidades do Rio de Janeiro e Salvador;

    6.Missões artísticas: Rugendas, Gadner, Mathius, Debrey;


     

  • I - ERRADA, a indústria brasileira não adquiriu impulso definitivo com a publicação do Alvará de 1808, pois, apesar de ter sido revogado o decreto de Maria I "a louca", que proibia a instalaçao e manutenção de fábricas e manufaturas na colônia, a abertura de portos as nações amigas possibilitou a entrada de produtos ingleses com vantagens tarifárias e grande variedade, principalmente após o Tratado de Navegação e Comércio.

    II - CORRETA, sim, pois possibilitou a entrada de produtos ingleses com vantagens tarifárias e grande variedade, acima até mesmo, dos produtos de Portugal. Assim, os propósitos industrializantes iniciais de Dom João tornaram-se letra morta.

    III - ERRADA, a medida de abertura dos portos favoreceu, além da Inglaterra, os proprietários rurais produtores de bens destinado a expostação que se viram livres do monopólio comercial da Metrópole, isso causou grande protestos entre os comerciantes do Rio de Janeiro e Lisboa. 

    Fonte de pesquisa: História Concisa do Brasil por Boris Fausto.

  • I - ERRADA: Após 1808, apesar da liberação da atividade industrial, a mesma não tomava impulso devido à falta de infraestrutura interna e à concorrência dos produtos externos, sobretudo ingleses;

    II - CERTA

    III - ERRADA: Além da Inglaterra, as medidas joaninas beneficiaram os proprietários rurais produtores de bens destinados à exportação (açúcar e algodão principalmente) se livrando do monopólio comercial da metrópole, podendo vender a quem quer que fosse.

     

    [Bóris Fausto]

  • I. A industrialização brasileira adquiriu um impulso definitivo pouco depois da publicação do Alvará de 1808, que permitiu o livre estabelecimento de fábricas e manufaturas no território colonial. (FALSO) Pois, a industrialização só ganha força no governo de Vargas (1930-1945).

    II. A abertura do comércio para as nações amigas foi um fator que serviu para inibir a indústria colonial nas primeiras décadas do século XIX.

    ( CORRETO ) Pois, com a Abertura dos portos em 1808, houve a entrada de produtos ingleses e de outros países, o que favoreceu a modernização das práticas industriais.

    III. Os grandes beneficiados pelas medidas joaninas foram os comerciantes portugueses, pois entre as suas principais bandeiras estava a da liberalização do comércio ultramarino. (FALSO) Não só os comerciantes, como os ingleses e  os proprietários rurais produtores de bens destinados á exportação açúcar e algodão principalmente.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO.