SóProvas


ID
1763110
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Em março de 1988, o modelo sindical levado por Lindolfo Collor para o Ministério do Trabalho completou 57 anos de idade. Em todos estes anos foi olhado com suspeita pelos empresários e com bastante desconfiança pelos grupos socialistas, comunistas e pela esquerda em geral. Atribuía-se sua criação, na década de 30, à influência das doutrinas autoritárias e fascistas então na moda.

                                                   (Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.)

Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam

Alternativas
Comentários
  •  Após a criação do Ministério do Trabalho, o cargo de ministro foi ocupado por Lindolfo Collor. Ele foi responsável por implementar diversas medidas com o intuito de alterar o padrão das relações de trabalho no país, baseando-se na necessidade de intervenção direta do poder público na relação capital e trabalho. Uma das formas de intervenção foi a Lei de Sindicalização (Decreto nº 19.770), que objetivava tornar as organizações sindicais de empresários e trabalhadores em órgãos de colaboração do Estado, fomentando um modelo sindical baseado no ideário de corporativismo. Esta nova legislação também adota o princípio da unidade sindical, em que apenas um sindicato por categoria profissional era reconhecido pelo governo.



    A resposta correta é a letra B.






  • ACREDITO QUE VOCÊ SÓ MATA ESSA QUESTÃO PELO COORPORATIVISMO

    -doutrina que considera os agrupamentos profissionais como uma estrutura fundamental da organização política, econômica e social e preconiza a concentração das classes produtoras em forma de corporações tuteladas pelo Estado.

  • O texto aborda a política trabalhista de Getúlio Vargas, sobretudo relacionada à organização sindical. Essa organização assemelhava-se em vários aspectos àquela imposta por Mussolini a partir da Carta del Lavoro, no Estado Italiano Fascista. O princípio corporativista se manifesta na construção do estado como mediador nas relações entre patrões e trabalhadores, evitando a luta de classes (o que, como o texto afirma, causou desconfiança em grupos de esquerda). Desse modo, foi implantada a unidade sindical sob forte inspiração autoritária, então em voga com o regime fascista na Itália.

  • O instituto da unicidade sindical impede o fracionamento dos sindicatos. Ele proíbe o estabelecimento de mais de um sindicato representativo de uma categoria na mesma base territorial. A base territorial não pode ser inferior a um município.