SóProvas


ID
1763134
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     O comércio internacional tem sido marcado por uma proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais de Comércio – APC). Atualmente, são poucos os países que ainda não fazem parte desses acordos. Com o impasse nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter acesso a novos mercados. O receio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvimento de perderem espaço em suas exportações levou-os a aderir maciçamente aos APC.

(Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. “O Brasil, o Mercosul e os acordos preferenciais de comércio”. In: Enrique Iglesias et al. (orgs.). Os desafios da América Latina no século XXI, 2015.)

Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto, compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado

Alternativas
Comentários
  • GAB.: e) da globalização da economia, o que alimenta uma crescente integração e uma relativa uniformização das condições de existência das sociedades.

    "A razão principal para explicar tal multiplicação de acordos preferenciais é a necessidade de criação de um quadro regulatório mais avançado e transparente para o comércio internacional, que permita maior previsibilidade às relações comerciais. Na verdade, os APCs se multiplicam para oferecer soluções aos desafios do comércio do século XXI, papel antes desempenhado pela Organização Mundial do Comércio (OMC)."

    http://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/a-prolifera%C3%A7%C3%A3o-dos-acordos-preferenciais-de-com%C3%A9rcio-uma-s%C3%ADntese-dos

  •  A globalização da economia tem como alicerce a  liberalização das barreiras alfandegárias, de forma a integrar os mercados e fomentar o livre comércio.Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros e se fortalecer, em bloco, perante as relações comerciais internacionais. Entretanto, a criação desses blocos dificulta, de certa forma, o desenrolar das negociações, devido à quantidade de interesses distintos envolvidos. Portanto, o surgimento dos acordos preferenciais de comércio visa acelerar a integração entre os mercados, superando a morosidade das negociações entre blocos. Esse processo de integração extrapola as relações comerciais e financeiras e acaba uniformizando aspectos culturais e sociais de diferentes partes do planeta.




     A resposta correta é a letra E.