SóProvas


ID
1763140
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Juntos, tais vetores levaram a linha de fronteira do Tratado de Tordesilhas a deslocar-se para além dos limites formais, empurrando-os crescentemente para os confins da hinterlândia, obrigando a se estabelecer um novo acerto de fronteira com o Tratado de Madri, que em 1750 consagrou como marco de domínio das colônias de Portugal e da Espanha o traçado de fronteira que praticamente risca como definitivo o desenho do território brasileiro de hoje.

                                                      (Ruy Moreira. A formação espacial brasileira, 2014. Adaptado.)

Considerando o processo de ocupação do espaço brasileiro, os vetores que propiciaram uma nova fronteira e o estabelecimento de pequenos aglomerados no interior do território foram

Alternativas
Comentários
  • A cidade de Olinda foi criada a partir de entrepostos comerciais da pecuária. Muitos lugares no Brasil, literalmente, foram construídos pelo gado.

  • As bandeiras de apresamento e de prospecção levaram os habitantes da região de São Paulo a uma profunda interiorização nas áreas pouco exploradas do Brasil colonial. Majoritariamente, as bandeiras tomaram as direções de Minas, Goiás, Mato Grosso e as regiões onde se localizavam as aldeias de índios guaranis organizadas pelos jesuítas espanhóis. 

     Em razão da proibição pelas autoridades metropolitanas da realização de qualquer atividade pecuarista nas regiões litorâneas, devido ao plantio de cana de açúcar, a pecuária acabou sendo também um vetor que impulsionou a colonização do interior do território brasileiro por meio do uso extensivo de pastagens. 



    A resposta correta é a letra D.