SóProvas


ID
1763236
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

      As companhias de energia elétrica nos cobram pela energia que consumimos. Essa energia é dada pela expressão E = V·i·∆t, em que V é a tensão que alimenta nossa residência, i a intensidade de corrente que circula por determinado aparelho, ∆t é o tempo em que ele fica ligado e a expressão V·i é a potência P necessária para dado aparelho funcionar.

      Assim, em um aparelho que suporta o dobro da tensão e consome a mesma potência P, a corrente necessária para seu funcionamento será a metade. Mas as perdas de energia que ocorrem por efeito joule (aquecimento em virtude da resistência R) são medidas por ∆E = R·i2 ·∆t. Então, para um mesmo valor de R e ∆t, quando i diminui, essa perda também será reduzida.

      Além disso, sendo menor a corrente, podemos utilizar condutores de menor área de secção transversal, o que implicará, ainda, economia de material usado na confecção dos condutores.

                                                    (Regina Pinto de Carvalho. Física do dia a dia, 2003. Adaptado.)

Baseando-se nas informações contidas no texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Analisando as opções dadas, verifica-se que:
    a) resistência = tensão / corrente
    b) resistência = coeficiente x comprimento do fio / seção transversal reta
    Assim, dada um tensão constante, verifica-se que a resistência é inversamente proporcional à corrente elétrica e à área da seção transversal reta. Ou seja, a intensidade de corrente que atravessa um condutor será tanto maior quanto maior for a área de sua seção transversal.

    Resposta E)





  • Olha não concordo.

    A opção "A" estava no "texto motivador" da questão:
    "...Mas as perdas de energia que ocorrem por efeito joule (aquecimento em virtude da resistência R) são medidas por ∆E = R·i2 ·∆t. Então, para um mesmo valor de R e ∆t, quando i diminui, essa perda também será reduzida...."

    A letra "E" relaciona a resistência do condutor que diminui, ok, mas a "A" não está errada não.

  • corrigindo a alternativa A fica:

    se a resistência elétrica (r) de um condutor é constante, em um mesmo intervalo de tempo (t), as perdas por efeito joule em um condutor são DIRETAMENTE proporcionais à corrente que o atravessa.

    P=r. i^2

    P=E/t

    r. i^2=E/t

    P ∝ E ∝ i

    Perdas por efeito joule são perdas consoantes a Energia (E)

    gabarito E