SóProvas


ID
1764190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software consiste de um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

A análise de pontos de função (APF), técnica de medição das funcionalidades de um software do ponto de vista de seus usuários, é utilizada para estimar esforço, prazo e custo para desenvolvimento de um software.

Alternativas
Comentários
  • MPOG 2015

     A aplicação da análise de pontos de função determina o custo do software a ser desenvolvido, independentemente dos índices de produtividade de cada empresa.

    errada

    Na minha opinião, APF só define custos, prazo e esforço se tiver dados históricos

    2015

    O custo para projetar, codificar e testar o software pode ser estimado por meio do uso de ponto de função em dados históricos de sistemas similares.

    certa

    essa questão foi tensa

    2018

    De maneira geral, a APF fornece ao analista uma medida objetiva e comparativa que auxilia na avaliação, no planejamento, na gestão e no controle da produção de software.

    certa

  • O dia em que os avaliadores decidirem o que é uma assertiva errada e uma assertiva certa a esse respeito, vai ajudar muito aos que estudam para concursos públicos.

    Em um dado momento, essa assertiva só é válida se vier associada a séries históricas.

     

    Em outro momento, a assertiva é válida mesmo se não vier explicitamente associada a séries históricas.

     

    VSF!!!!

  • APF define o tamanho funcional do software, isto é, o quanto de funcionalidade ele é capaz de entregar ao usuário. Ela pode ser usada para estima custo, escopo, prazo, esforço de desenvolvimento e qualquer outro indicador que o analista deseje gerar, porém ela nunca fará isso diretamente, apenas via dados históricos e outras variáveis!

    Na minha opinião, a assertiva está INCORRETA, visto que ela aduz a um entendimento contrário ao que diz o Manual de Práticas de Contagem (CPM).

     

    Bons estudos!

  • A assertiva não diz que "esforço, prazo e custo" são medidos DIRETAMENTE, só diz que são medidos (o que é verdade, pois são medidos INdiretamente). Não vejo erro na assertiva.

  • Acho que ao dizer "é utilizada para estimar" a banca deixa o espaço aberto para utilizar se quiser e ela auxilia na estimativa de esforço, prazo e custo, diferente da questão do MPOG 2015 que diz que DETERMINA e é INDEPENDENTE DE PRODUTIVIDADE.

  • DE FORMA SECUNDÁRIA, com base em histórico de produtividade, por exemplo.