SóProvas


ID
1764205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à engenharia de software, julgue o próximo item.

Na engenharia de software, a etapa de análise de requisitos pode ser dividida nas seguintes áreas: reconhecimento do problema; avaliação e síntese; modelagem; especificação; e revisão.

Alternativas
Comentários
  • Existem quatro atividades principais do processo de engenharia de requisitos:


    1) Estudo de viabilidade: considera se o sistema proposto será rentável a partir de um ponto de vista de negócio e se ele pode ser desenvolvido no âmbito das atuais restrições orçamentais. Deve ser relativamente barato e rápido. O resultado deve informar a decisão de avançar ou não, com uma análise mais detalhada.

    2) Elicitação e análise de requisitos: derivação dos requisitos do sistema por meio da observação dos sistemas existentes, além de discussões com os potenciais usuários e compradores, análise de tarefas, entre outras etapas (reconhecimento do problema). Pode envolver o desenvolvimento de um ou mais modelos de sistemas e protótipos, os quais nos ajudam a entender o sistema a ser especificado. (avaliação e síntese; modelagem; especificação; e revisão).

    3) Especificação de requisitos: traduzir as informações obtidas durante a atividade de análise em um documento que defina um conjunto de requisitos.

    4) A validação de requisitos: verifica os requisitos quanto a realismo, consistência e completude.


    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2.


    Embora não tenha detectado no Sommerville as áreas citadas na questão, o item 2, escrito pelo referido autor, pode validar estas áreas.


    Espero ter ajudado.

  • Texto da questão foi retirado do seguinte livro:


    Engenharia de Software e Sistemas de Informação, Denis Alcides Rezende, Editora Brasport, 2005, página 124


    Procure no Google por: "reconhecimento do problema; avaliação e síntese; modelagem; especificação; e revisão"

  • Complementando o Cleiton, 

    Este livro na página onde cita tal conteúdo, cita o Pressman, de 1995. Hoje, no Pressman, está assim: 

    "O levantamento de requisitos (também chamado elicitação de requisitos) combina elementos de resolução de problemas, elaboração, negociação e especificação." 7ª Edição, pag: 132.

    Questão muito mal feita, ela elimina apenas bons caondidatos, que sabem a matéria e estudaram pela literatura consagrada.
     

  • A análise de requisitos de software pode ser dividida em cinco áreas de esforço: reconhecimento do problema, avaliação e síntese, modelagem, especificação e revisão. A meta é reconhecer os elementos básicos do problema tal como são percebidos pelos clientes / usuários do software a ser desenvolvido (PRESSMAN, 2002).

  • Me perdi um pouco pois segui o conceito presente no livro do Sommerville

  • Modelagem é uma palavra que eu nunca tinha visto antes fora da fase de projeto.

  • Otima explicacao, Silas.

  • Isso mesmo meus amigos, a análise de requisitos de software pode ser dividida em cinco áreas de esforço: reconhecimento do problema, avaliação e síntese, modelagem, especificação e revisão. (PRESSMAN, 2002).

    Resposta: Certo