A funcionalidade de atualização DNS permite que os computadores cliente DNS registrem e atualizem dinamicamente seus registros de recursos com um servidor DNS sempre que ocorrerem alterações. Se você usar essa funcionalidade, poderá reduzir o requisito de administração manual de registros de zona, especialmente para clientes que se movem e usam o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) para obter um endereço IP.
Se ocorrer uma alteração nas informações de endereço IP por causa do DHCP, as atualizações correspondentes no DNS serão executadas para sincronizar mapeamentos de nome para endereço para o computador.
Para ficar com 1 exemplo:
Em uma rede com DHCP e dominio, qqr computador q ingresse nela terá um FQDN, q é o nome de domínio completo do computador, algo como zeh_maneh@empresa.com.br.
Como sabemos q a atribuição de IP via DHCP ocorre por um certo periodo de tempo(leasing), é normal q os computadores assumam outro IP.
Em seguida, vem a bomba, ou seja, a pergunta q não quer calar!!!
Supondo q o computador com FQDN zeh_maneh@empresa.com.br tenha um IP, por ex, 10.0.0.1 e, passado se tempo d leasing adquira o novo IP, digamos, 10.0.0.253, como q ele vai poder ser alcançado na rede, com os mesmos recursos de antes???
Resp: Via atualização, ou redirecionamento para o novo IP. No caso, o DNS simplesmente passa a traduzir zeh_maneh@empresa.com.br para 10.0.0.253, e não mais para 10.0.0.1.
Fonte:
[1] "Como configurar atualizações dinâmicas dns em Windows", https://docs.microsoft.com/