Alternativas
diferenciou-se muito da praticada pelos portugueses no
Brasil, porque houve a instituição de pequenas propriedades
rurais, a produção essencialmente voltada para o
mercado interno e, ao mesmo tempo, uma política indigenista
que privilegiou a catequese e condenou todas as
formas de exploração do trabalho indígena, estabelecendo
o trabalho assalariado para as atividades produtivas;
mas a ausência de alimentos fez a fome prevalecer entre
os colonos.
contou com muitas condições facilitadoras, caso da organização
social das sociedades indígenas, produtoras de
excedentes agrícolas e acostumadas com o trabalho de
exploração extrativista mineral; mas, por outro lado, os
religiosos espanhóis defendiam a necessidade da escravidão
indígena a fim de que os nativos da América percebessem
a importância da fé religiosa e do temor a Deus
para a construção de laços familiares estáveis e moralmente
aceitos.
foi organizada pelas elites coloniais, representadas
pelos criollos, que criaram vários mecanismos de exploração
do trabalho indígena, prevalecendo a condição
escrava, porque, ainda que os preceitos jurídicos explicitassem
a qualidade dos nativos de homens livres, cada
morador adulto de aldeias era obrigado a oferecer a
metade dos dias do ano de trabalho nas propriedades
agrícolas, sempre com o irrestrito apoio das congregações religiosas, especialmente a dos jesuítas.
constitui-se como um organismo, no qual se articularam
a superioridade bélica do colonizador, exemplificada
pelo uso do cavalo; a existência de alguns mitos religiosos
que precederam a presença espanhola na América,
caso das profecias que garantiam a chegada iminente de
novos deuses ou de calamidades; e uma considerável
modificação nas formas de organização das sociedades
nativas americanas, materializada na imposição de
novas formas e ritmos de trabalho.
esteve sempre muito ameaçada pela dificuldade em
obter mão de obra farta, porque as guerras entre os
povos nativos eram constantes e geravam muitas mortes
e, além disso, porque havia uma pressão importante
de vários setores da Igreja Católica para que os indígenas
só fossem deslocados às frentes de trabalho depois
da formação catequética, que demorava alguns anos e
retirava dos índios a motivação para as atividades mais
rudes, caso da extração da prata.