SóProvas


ID
1767601
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa, em janeiro de 2012, adquire à vista um ativo no valor de R$ 24 milhões, cuja decisão sobre a sua utilização, pela entidade, será definida após 2017, quando então será elaborado o próximo planejamento de expansão da empresa com vigência para o período 2017-2021. Na ocasião da aquisição deste item, o mesmo deve ser registrado em conta do ativo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Lei 6404

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo

    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.

    De acordo com item 7 do CPC 28 – Propriedade para Investimento, as propriedades para investimento são mantidas para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e por isso classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante. Por isso, uma propriedade para investimento gera fluxos de caixa altamente independentes dos outros ativos mantidos pela entidade. Isso distingue as propriedades para investimento de propriedades ocupadas pelos proprietários. A produção ou fornecimento de bens ou serviços (ou o uso de propriedades para finalidades administrativas) gera fluxos de caixa que são atribuíveis não apenas às propriedades, mas também a outros ativos usados no processo de produção ou de fornecimento. Conclusão, o ativo no valor de 24 milhões de reais, cuja decisão sobre a sua utilização, pela entidade, será definida após 2017, será mantido para valorização do capital, sendo, portanto, classificado no Ativo Não Circulante Investimentos.

    bon estudos