SóProvas


ID
1768210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de softwares maliciosos e antivírus, julgue o item a seguir.


Vírus e worms são programas capazes de se propagar autonomamente.

Alternativas
Comentários

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Note que o vírus não tem o poder de se autoexecutar. Para que ele se ative, o hospedeiro deve ser executado. Agora vejamos o conceito de Worm.

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

  • "O Worm é um tipo de código malicioso, é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Entretanto, diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, sua propagação se da por meio de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de programas instalados em computadores.
    (...) O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção." (Prof. Leandro Rangel - QConcursos)

  • Gabarito ERRADO

     

    O worm sim, o vírus não.

  • Vírus é assinatura

  • Gabarito: ERRADO

    VÍRUS - precisa ser executado (não se propaga automaticamente)

    WORM - se propaga automaticamente

  • aquele obs brabo:

    capaz de enviar cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos--> virus

    Worm --> programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador

  • GABARITO: ERRADO.

  • Autonomamente - De forma autônoma

    Os worms sim, eles têm essa capacidade, não precisam ser executados

    Os vírus precisam ser executados, depois faz cópias de si mesmo e colocam em outros programas

    Se os vírus precisam ser executados para tal, então não é de forma autônoma

  • É uma questão que vale a pena pensar. O vírus pode sim propagar-se autonomamente, uma vez que tenha sido executado é totalmente possível (vírus propagado por e-mail, por exemplo). Entretanto, conhecendo o perfil da banca...

  • Cuidado, pessoal. A pegadinha está na última palavra: autonomamente.

    Ambos são capazes de se propagar, porém, os vírus precisam ser executados, por isso não se propagam de forma autônoma.

  • Gab: Errado

    autonomamente automaticamente

  • vírus precisam ser executados, os vermes sim, se propagam automaticamente.

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

    Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

  • Errado!

    ♪ ♫ ♩ ♫

    ...o WORM é um verme autorreplicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante;

    já o VÍRUS apresenta uma função basilar,

    necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫

    ________

    Bons Estudos.

  • Automaticamente sim, mas autonomamente não.