SóProvas


ID
1768246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de testes de invasão em aplicações web, banco de dados, sistemas operacionais e dispositivos de redes.

Uma falha de XSS (cross-site script) permite que um atacante insira código malicioso em páginas web, de forma a redirecionar, por exemplo, uma resposta a um local controlado pelo atacante.

Alternativas
Comentários
  • Cross-site scripting: Também conhecido como XSS, é um tipo de vulnerabilidade que permite injeção de códigos no lado cliente (client-side) de aplicações Web. Este tipo de vulnerabilidade habilita os atacantes a ignorar os controles de acesso, obter privilégios de acesso, desfigurar páginas Web e obter dados sensíveis como logins, senhas ou números de cartões de créditos (BODMER, 2007).

     

    Fonte

    http://www.bcc.ufla.br/wp-content/uploads/2013/09/TESTES-DE-SEGURAN%C3%87A-EM-APLICA%C3%87%C3%95ES-WEB-SEGUNDO-A.pdf

  • CERTO.

    Segundo o documento OWASP TOP 10-2013,"Falhas XSS ocorrem sempre que uma aplicação recebe dados não confiáveis e os envia ao navegador sem validação ou filtro adequados. XSS permite aos atacantes executarem scripts no navegador da vítima que podem “sequestrar” sessões do usuário, desfigurar sites, ou redirecionar o usuário para sites maliciosos."

  • GABARITO: CERTO.

  • Cross-site script é um ataque que explora a confiança do cliente no servidor. O cliente é o navegador, que vai realizar a ligação com o servidor de páginas. O cliente confia em um determinado site (ex.: site do seu banco), no entanto esse site estava com uma falha e alguém inseriu um script malicioso nele.

    Ex.: imagine que um formulário de cadastro no site da Amazon tem uma vulnerabilidade e foi colocado um script malicioso nele, que solicita que o usuário coloque sua senha duas vezes. O usuário faz isso porque acredita que o site seja confiável.

    Explicação: Prof. Jósis Alves - GranCursos Online