-
A) Errada. Embora requisitos não funcionais não estejam diretamente associados aos serviços oferecidos, isso não impede que a arquitetura não seja afetada. Segundo Sommerville, os requisitos não funcionais, como proteção, desempenho ou disponibilidade, normalmente especificam ou restringem as características do sistema como um todo.
B) Correta! Segundo Sommerville, os requisitos funcionais também podem explicitar o que o sistema não deve fazer.
C) Errada, conforme explicado por Sommerville: requisitos funcionais do sistema variam de requisitos gerais, que abrangem o que o sistema deve fazer, até requisitos muito específicos, que refletem os sistemas e as formas de trabalho em uma organização.
D) Errada! Requisitos de desenvolvimento correspondem em uma subclassificação dos requisitos organizacionais, que são não funcionais.
E) Errada! São requisitos externos.
Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 4.
-
Requisitos não funcionais:
1. Requisitos de produto. Esses requisitos especificam ou restringem o comportamento do software. Exemplos incluem os requisitos de desempenho quanto à rapidez com que o sistema deve executar e quanta memória ele requer, os requisitos de confiabilidade que estabelecem a taxa aceitável de falhas, os requisitos de proteção e os requisitos de usabilidade.
2. Requisitos organizacionais. Esses são os requisitos gerais de sistemas derivados das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor. Exemplos incluem os requisitos do processo operacional, que definem como o sistema será usado, os requisitos do processo de desenvolvimento que especificam a linguagem de programação, o ambiente de desenvolvimento ou normas de processo a serem usadas, bem como os requisitos ambientais que especificam o ambiente operacional do sistema.
3. Requisitos externos. Esse tipo abrange todos os requisitos que derivam de fatores externos ao sistema e seu processo de desenvolvimento. Podem incluir requisitos reguladores, que definem o que deve ser feito para que o sistema seja aprovado para uso, por um regulador, tal como um banco central; requisitos legais, que devem ser seguidos para garantir que o sistema opere dentro da lei; e requisitos éticos, que asseguram que o sistema será aceitável para seus usuários e o público em geral.
Fonte: Sommerville, 9 ed.
-
A letra B está correta. Mas penso que a letra E também está correta. De fato, Requisitos éticos e reguladores são requisitos externos. Porém, requisitos externos é uma categoria de Requisitos não Funcionais.