-
http://luizcamargo.com.br/arquivos/NBR%20ISO_IEC%209126-1.pdf
-
Qualidade interna é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista interno. A qualidade interna é medida e avaliada com relação aos requisitos de qualidade interna. Detalhes da qualidade do produto de software podem ser melhorados durante a implementação do código, revisão e teste, mas a natureza fundamental da qualidade do produto de software representada pela qualidade interna mantém-se inalterada, a menos que seja reprojetada.
Qualidade externa é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista externo. É a qualidade quando o software é executado, o qual é tipicamente medido e avaliado enquanto está sendo testado num ambiente simulado, com dados simulados e usando métricas externas. Durante os testes, convém que a maioria dos defeitos seja descoberta e eliminada. Entretanto, alguns defeitos podem permanecer após o teste. Como é difícil corrigir a arquitetura do software ou outro aspecto básico do projeto do software, a base do projeto usualmente permanece inalterada ao longo do teste.
fonte: http://luizcamargo.com.br/arquivos/NBR%20ISO_IEC%209126-1.pdf
-
d) Métricas internas podem ser aplicadas a um produto de software não executável, como, por exemplo, uma especificação ou código fonte.
-
Complementando os comentários das colegas, segue o trecho retirado da ISO 9126-1:
Métricas internas podem ser aplicadas a um produto de software não executável, tais como uma especificação ou código-fonte, respectivamente, durante o projeto e a codificação. Convém que, no desenvolvimento de um produto de software, os produtos intermediários sejam avaliados utilizando-se métricas internas, as quais medem propriedades intrínsecas, incluindo aquelas que podem ser derivadas de um comportamento simulado.
Fonte: NBR ISO/IEC 9126-1 - Engenharia de software - Qualidade de produto