SóProvas


ID
1770298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta, relativa a SOA (service-oriented architecture).

Alternativas
Comentários
  • O primeiro tipo de lógica tem elevado potencial de reutilização, se for multi-propósito torna-se menos propenso a mudanças. Lógica não-agnóstica, por outro lado, representa tipicamente partes de um processo de negócios pai, que muitas vezes são mais voláteis. Separando esses respectivos tipos de lógicas em diferentes camadas de serviços logo se introduz abstrações que permitem, a partir do impacto da mudança, reutilização de serviços enquanto protegem serviços e qualquer solução que os utilize.


    fonte: http://www.soa-manifesto.com/annotated_portuguese.htm

  • "Para os programas de software compartilhar dados de dados é preciso que eles sejam interoperáveis. Se os programas de software não são projetados para serem compatíveis, eles provavelmente não serão interoperáveis. Para permitir a interoperabilidade entre programas de software incompatíveis exige-se que eles sejam integrados. A integração é, portanto, o esforço necessário para alcançar a interoperabilidade entre softwares diferentes. Embora muitas vezes necessário, a integração personalizada pode ser cara e demorada e pode levar a construção de arquiteturas frágeis, de difícil evolução. Um dos objetivos da orientação a serviços é minimizar a necessidade de integração personalizada por meio da formulação de programas de software (dentro de um determinado domínio) para que eles sejam nativamente compatível. Esta é uma qualidade que se refere à interoperabilidade intrínseca [...]"


    http://www.soa-manifesto.com/annotated_portuguese.htm
  • Help!!

    Por que a alternativa "C" esta incorreta?

  • Em se tratando de uma solução orientada a serviços, as unidades de lógica encapsulam funcionalidades NÃO específicas a um processo de negócio.

  • Segundo o dicionário, a palavra Agnóstico = É AQUELE QUE NÃO TEM CONHECIMENTO, NÃO CONHECE.

     

    Logo, serviços agnóstico são aqueles que não tem conhecimento do processo de negócio, ou seja, são independentes de processos de negócios, pois são genéricos. Suas funcionalidades não são específicas e sim genéricas. Por isso são mais suscetíveis a reuso. Isso explica a incorreção da alternativa C, pois em SOA podemos ter serviços AGNÓSTICO e NÃO AGNÓSTICO. Neste as funcionalidades são específicas a um processo de negócio, enquanto que naquele (Agnóstico) isso não ocorre.

  • 2016

    Assinale a opção que apresenta definição correta para um serviço agnóstico, na SOA (service-oriented architecture).

     a) É um serviço centralizado no negócio que fundamenta o contexto e o limite funcional em uma entidade de negócio.

     b) É um serviço presente em uma camada distinta de serviços orientada pela tecnologia.

     c) Consiste em unidades lógicas que encapsulam funcionalidades não específicas a nenhum aplicativo ou processo de negócio.

     d) Consiste de serviços pertencentes à camada de execução, modelada pela aplicação orientada às operações CRUD (em português: criar, ler, atualizar e excluir).

     e) É um serviço de negócio com limite funcional, diretamente associado a tarefa ou processo específico.

     

  • Essa página possui um mapa mental bem bacana a respeito de SOA.

     

    https://coggle.it/diagram/WIPoP4MMhUFjPX9R/t/arquitetura-orientada-a-servi%C3%A7os-soa

  • O que diabos seria uma "perspectiva federada?"