-
Triple Data Encryption Standard (3DES)
O 3DES(Triplo DES), sigla para Triple Data Encryption Standard é um padrão de criptografia baseado no algoritmo de criptografia DES desenvolvido pela IBM em 1974 e adotado como padrão em 1977. 3DES usa 3 chaves de 64 bits (o tamanho máximo da chave é de 192 bits, embora o comprimento atual seja de 56 bits). Os dados são encriptados com a primeira chave, decriptado com a segunda chave e finalmente encriptado novamente com a terceira chave. Isto faz do 3DES ser mais lento que o DES original, mas oferece maior segurança. Em vez de 3 chaves, podem ser utilizadas apenas 2, fazendo-se K1 = K3.
A variante mais simples do 3DES opera da seguinte forma: DES(k3;DES(k2;DES(k1;M))), onde M é o bloco de mensagem a ser criptografado e k1, k2 e k3 são chaves DES.
O 3DES é uma simples variação do DES, utilizando-o em três ciframentos suscessivos, podendo empregar um versão com duas ou com três chaves diferentes. É seguro, porém muito lento para ser um algoritmo padrão.
Leia mais: http://tecnologiadarede.webnode.com.br/news/noticia-aos-visitantes/
O AES 256 Bit é um algoritmo
simétrico (a questão fala Assimétrico) utilizado, por exemplo, por
órgãos do governo dos EUA para a
proteção de dados sensíveis. Foi
anunciado pelo NIST (Instituto Nacional
de Padrões e Tecnologia dos EUA) .
-
Pensava que, na criptografia assimétrica, a chave pública era utilizada apenas para cifrar a informação, enquanto a privada era apenas para decifrar (sem contar a assinatura digital, em que a privada é utilizada para assinar).
Qualquer uma delas pode ser usada, alternadamente, tanto para criptografar quanto para decriptografar?
-
Sávio, a assinatura é uma forma de criptografia. Se você não tiver a chave pública (para decriptografar), você não conseguirá ler a mensagem assinada
-
@Sávio: sim, qualquer das chaves pode ser usada para cifrar/decifrar. O que não pode acontecer é a MESMA chave ser usada para cifrar E decifrar. Neste caso teríamos uma criptografia simétrica.
-
alternativa E com uma redação no mínimo esquisita
-
Qualquer uma delas? Alternadamente? Estão se a chave privada for utilizada para criptografar pode-se usar a chave pública para descriptografar??
-
Mateus Tito,
Sim.
Criptografar uma mensagem com a chave privada do emissor garante a assinatura digital;
Criptografar uma mensagem com a chave pública do receptor garante a confidencialidade.
.
At.te
Foco na missão ❢
-
Lembrar: Um algoritmo assimétrico conta com duas chaves, e qualquer uma delas pode ser usada, alternadamente, tanto para criptografar quanto para decriptografar