SóProvas


ID
1770976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

XXX n.º 524/1991/SG-PR

Brasília, 5 de março de 2005.

Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio
Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal

1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.

2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no período vespertino, entre as 14h e as 18h.

3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração eletrônica.

4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.

Cordialmente,
        Nilma Ariela
Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça

Com base na normatização das correspondências oficiais prevista no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir, tendo como referência o texto precedente.

Atenderia às exigências da impessoalidade e da formalidade da correspondência oficial, além do emprego da norma padrão, a seguinte reescrita para o último parágrafo do texto: Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita.

Alternativas
Comentários
  • indiquem para comentário do professor. Obrigada.

  • Atenderia perfeitamente! Diria eu até melhor do que o redigido!!

    Gabarito: Certo

  • Já indiquei para o STF, para o Bechara, para a vida. "O mais breve possível" não viola a impessoalidade? 

  • ..."o mais breve possível"... este fragmento não fere a impessoalidade?

  • Acredito que "o mais breve possível" não seja impessoal. Seria mais adequado um "com urgência", ou mesmo informando uma data limite para o envio das informações.

  • ".. o mais breve possível.." me fez lembrar uma música do Charlie Brown Jr =/ (Vícios e Virtudes)

  • Creio que o verbo "preciso" é que fere a impessoalidade, pois dar um "ar" de arrogância e de imposição!

  • Esta proposta é concisa?

  • Cordialmente, não está errado?

  • Esta proposta de reescrita é concisa?

  • Concordo com a colega que questionou a concisão...dava pra escrever: "seja enviada com brevidade necessária, para a ciência dos funcionários participantes."

  • O Mais breve possível é impessoal!

  • desde quando, solicito é sinônimo de preciso(necessito)?

  • outro erro:

    Solicita-se= impessoal

    Preciso=pessoal

  • Não teria uma vírgula entes de "a fim de"?

    Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita.

  • Não deveria ter uma vírgula antes de "a fim de"?

    Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita.

  • Na minha opinião a idéia da questão era a respeito da impessoalidade trocando "preciso" por "Solicita-se".

  • Gabarito CERTO.

    Marquei como errado pois senti falta de uma "virgula" pelo menos. Mas a reescrita ao meu ver (lógico, fora a falta de vírgula) está realmente correta.

  • Marquei Errado porque falta vírgula depois de "a fim de". Parece que para a Cespe - e para o professor Arenildo - pontuação não faz parte da escrita. Estou começando a desconfiar daquele ditado : "Vivendo e aprendendo". Em certos momentos cabe mais : "Vivendo e desaprendendo".

    Bons estudos e Boa sorte!

  • Os professores demoram para postar comentários...

  • Também acho Izabel!

  • Pessoal o Cespe mata pelos detalhes. Tem que prestar atenção no enunciado. Veja o que ele pede: Atenderia às exigências da impessoalidade e da formalidade da correspondência oficial. Portanto ele não pediu correção gramatical. Esse tipo de erro do Cespe é proposital para tirar o concurseiro do foco do enunciado, que no caso seria a Impessoalidade e a Formalidade.

  • A questão da vírgula está sim incluída na questão. É necessário que haja pontuação adequada nesta assertiva para considerá-la correta. O comando deixa explícito isso ao requerer o emprego da norma padrão, além da impessoalidade e da formalidade. E a questão está pontuada corretamente. Pensem na estrutura SUJEITO, VERBO E OUTROS TERMOS. Escrito dessa forma não há vírgulas. O ´a fim de´ gerou algumas dúvidas. Ele pode ser substituído por ´para´ e percebam como que uma vírgula ali ficaria muito estranha. 

  • ultimamente ando fazendo várias provas do cespe, e eu aprendi uma coisa se o cespe dizer que a lebra B é B então a letra B será B ou seja não importa se a frase está corretetamente gramaticalmente certa se haja concordancia com o verbo ou não se o padrão da redação está correto tem que julgar apenas o que ele está pedindo esse e meu ponto de vista.

  • Para quem está questionando concisão, relação semântica entre "preciso" e "solicita-se", notem que a questão não pede para analisarmos esses pontos. Pede apenas para analisarmos: impessoalidade, formalidade e padrão culto de linguagem. Importante ver com atenção o enunciado da questão!

  • Uma das marcas de impessoalidade é o uso da 3ª pessoa do plural (Solicitamos) ou (Solicita-se) a partícula (SE) nesse caso indeterminou o sujeito.  

  • Atenderia às exigências da impessoalidade e da formalidade da correspondência oficial, além do emprego da norma padrão (...)

    Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível(,) a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita. 

    A virgula é  usada para:

    P) separar as orações subordinadas adverbiais, principalmente quando
    antepostas à principal:

    Ela fazia a lição, enquanto a mãe costurava.
    A menina ficará muito feliz, se você lhe der aquela boneca.

    Português esquematizado 

    Falta virgula, antes da conjunção subordinada adjetiva final "A FIM DE". 

  • CERTA: Não vou brigar com a banca...

    mas o final ficou escroto:a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita.

    o "que", parece retomar o "órgão". PODERIA SER:

     - informados aos funcionários que participarão da visita.

    -  informados aos funcionários, deste órgão, que participarão da visita.

     

  • As explicações desse professor é horrível.. Afff!!

  • Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível ^^^ a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão ^^^^ que participarão da visita.

    a fim de informar a data e o horário da visita aos funcionários que participarão. 

    ficaria muito melhor. da forma como que está escrito na assertiva fica confuso. 

    mas a banca considerou correto. o que faremos nos...

     

  • Não seria da norma CULTA, ao invés de padrão?

  • Esse o mais breve possível não sei não hein....

  • Mesmo a reescrita estando correta, ainda haveria o prejuizo da impessoalidade da correspondência oficial, pois o fecho cordialmente está inadequado, AÍ MUITOS DIRIAM ASSIM: a questão não focou no documento como um todo, mas apenas na reescrita, certo? certo, MAS A PERGUNTA FOI SOBRE IMPESSOALIDADE E FORMALIDADE DA CORRESPONDÊNCIA OFICIAL (TODA). Então acho que cabe tbm essa interpretação e se a CESPE alega isso, ninguém faz ela mudar o gabarito,  já que faz um sentido.
    Mas vou focar só na reescrita nas próximas perguntas similares.

  • A explicação desse professor não me faz a menor diferença... :/

  • 1) A impessoalidade não é prejudicada, observando a própria estrutura da reescritura é possível perceber isso. a) Não apareceram marcas de pessoalidade naquilo que se estava informando, somente ocorreu mudança nos vocábulos e na estrutura sintática do período.

     

    2) Atenderia perfeitamente à formalidade, que é um atributo da Redação Oficial e que diz respeito à escrever de acordo com a forma. Então o que o candidato deveria observar primeiramente é se a reescritura prejudicou o atendimento a esse atributo.

    Vejamos, a forma como foi redigida o "item" 4. está claramente na primeira pessoa. Sabemos que alguns tipos de expedientes oficiais podem ser escritos na primeira pessoa, sendo isso uma exigência do próprio expediente.

     

    3) Uma vez em posse dessa informação, e sabendo que não prejudicaria formalidade do expediente caso escrevessémos, não na 3ª pessoa do plural, mas como a reescritura já deixou assente: Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita.

    A forma "solicita-se" é VTDI + partícula apassivadora. Além disso, o verbo está na 3ª pessoa do singular, atendendo aos requisitos voz passiva sintética.

     

    Ademais, o vocabulário leva a entender suficientemente que a reescritura está em conformidade com a norma padrão (a Redação Oficial exige o padrão da norma culta da língua portuguesa - forma essa que se aproxima, pelo menos em poucos aspectos, da norma padrão).

     

    Outro ponto importante a ser observado é que o MROPR deixa claro que não existe um padrão oficial de linguagem para a redação oficial, o que há são parâmetros estabelecidos dentro de cada expediente. Assim, um parecer técnico pode usar mais da linguagem técnica, assim como um memorando pode estabelecer uma linguagem mais simplificada, lógico que tendo como base o padrão culto da linguagem.

     

    GABARITO: CERTO.

  • Galera, se atenham ao que solicita o item.

    IMPESSOALIDADE e FORMALIDADE, SÓ.

     

    Talvez destoa de outros requisitos, (talvez), mas a questão pergunta só sobre aqueles.

    Ta certo.

     

  • Pena que o comentário desse professor não tá com naaada.....

  • Nessa questão, o Cespe pediu reescrita! Aquilo não foi reescrita. E quanto à parte em que diz que os funcionários deveriam comparecer? Não apareceu na reescrita!

    #Cespesacaneando

  • O "cordialmente" foi colocado ali para pegar os desatentos, como eu, que logo marcariam Errado? A questão se refere apenas ao trecho citado, então? Fiquei com essa dúvida.... 

  • Galera não teria um queísmo  ai nesta oração...

  • refeita pela 10 X errada pela 10 x. 

    POOOOOOOOOOOOOOOOOODRE;

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a explicação do professor é maravilhosaaaaa!!!!! 

  • uheuheuehuheuh..quer sair feliz depois de um dia de estudos é só assistir aos vídeos do prof Arenildo! "..questão maravilhosa!" heheheh

  • Professor ta de ressaca kkkkkkkkk

  • Não vi erros nessa questão...Tá CERTÍSSIMA!!! 

  • errei porque achei que " a data" tinha que ter uma crase. :(

  • Não achei o texto nada conciso.

  • "CONSTRUÇÃO MARAVILHOSA"

    "MARAVILHOSA, MARAVILHOSA. UM ABRAÇO!!!"

     

    Seria cômico se não fosse trágico!!!

  • Cara. Esse professor pra mim é um dos melhores de portugues, mas nesse vídeo ele fez Caca. Primeiro que gravou dois vídeos da mesma questão falando a mesma coisa, ou seja coisa alguma. Explicou nada. somente leu a questão e disse certo. Fez o que eu fiz. Puta que los pario mano.

     

  • DEFINIÇÃO RETIRADA DO GOOGLE: 
    "Pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. 
    Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção. "

    No nosso caso temos: "Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita."

    o "que" não esta seguido de uma explicação?(explicação da tal confirmação?)

  • Esse professor é ruim. Os comentários dele não dão 1 minuto. Só leu a questão.

  • Eu discordei e marquei como errrada. Mesmo pedindo outra questão esse CORDIALMENTE não existe!

  • "o mais breve possivél"?

  • CORRETA - REESCRITURA

     

    Ilumina essa Povo! kkkk

    Atenderia às exigências da impessoalidade e da formalidade da correspondência oficial, além do emprego da norma padrão, a seguinte reescrita para o último parágrafo do texto: 

     

    Questão pede pra olhar o último parágrafo não o documento.

    Não importa se está escrito CORDIALMENTE, não pediu pra observar isso!

  • NORMA "PADRÃO"? PUTTS

  • Teve uma pessoa ai, que disse que não estava conciso o texto. Está na voz sintética, mais concisao que isso.

  • kkkkkk ótimo comentário do professor, nota 2.

    Uma dúvida, não teria que ter uma vírgula antes do "a fim de"? por ser uma conjunção de finalidade

  • CORRETA - REESCRITURA

     

    Ilumina essa Povo! kkkk

    Atenderia às exigências da impessoalidade e da formalidade da correspondência oficial, além do emprego da norma padrão, a seguinte reescrita para o último parágrafo do texto: 

     

    Questão pede pra olhar o último parágrafo não o documento.

    Não importa se está escrito CORDIALMENTE, não pediu pra observar isso!