SóProvas


ID
1771525
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A monumental construção de estilo Vauban, de 6ª classe, é constituída por um quadrado de 970 metros de perímetro, com muralhas de 10 metros de altura e com quatro baluartes de 59x43m, armados cada um com quatorze (14) canhoneiras. Circundando-a existia um longo e profundo fosso, sendo que o acesso ao interior da fortaleza só será possível através de ponte elevadiça que conduzia a porta da muralha norte".

                                                      (Fonte: http://www.geocities.ws/rondonianaweb)

A descrição se refere ao: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d)

     

    O Forte Príncipe da Beira (1776-1786) teve como Engenheiro responsável Domingos Sambucette, que morreu ainda na fase de construção (1780), o modelo adotado foi o Francês VauBan, dentro os objetivos tinham-se:

    * Proteger a região produtora de Ouro (Guaporé)

    * Garantir a segurança de pessoas e mercadorias

    * Evitar a presença de estrangereiros (Espanhóis)

     

    Adendo: Por mais que trate do Forte Príncipe da Beira a assertiva a) não poderia estar correta, pois a exploração da borracha ocorreu no período de (1980-1912), 1º Ciclo, ou seja, pós forte.

     

    Fonte: Prof. Célio Leandro - Gabarito Concursos. 

  • LETRA D

    Cuidado em relação com a alternativa A, que no seu enunciado diz ser construído para garantir a proteção das áreas de exploração de borracha no vale do rio Madeira. O Real Forte Príncipe da Beira em nada se relaciona com a exploração da borracha.