SóProvas


ID
1771627
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Música

      O sucesso do programa Jovem Guarda da TV Record e as vendas de discos de iê-iê-iê revelaram-se tão retumbantes, na segunda metade da década de 1960, que os ativistas do grupo baiano infiltrado na área dos artistas de classe média universitária carioca e paulista (ainda presos às preocupações nacionalistas do tempo dos movimentos culturais da UNE) inspiraram-se para a guinada universalista de 1968, que abriria campo à entrada das guitarras elétricas naquele último reduto de conscientização política.

      Assim, a partir da década de 1970, com a dispersão dos últimos grupos de artistas de nível universitário dedicados à produção de som brasileiro com algum acesso aos meios de divulgação (os seguidores da bossa nova e os cultivadores de música instrumental ou de canções com características nacionais), efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda.

José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações). 

Considerando-se a música popular brasileira da segunda metade da década de 1960 e da primeira metade da década de 1970, é correto afirmar que o ritmo a que Tinhorão se refere no trecho “efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda" é o

Alternativas
Comentários
  • Na dúvida, fui pela tabela verdade. Custou tempo, mas também deu certo.

  • Qual é a regra 7 ?