SóProvas


ID
1771705
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ocupação e a exploração da região norte, durante a 1ª metade do século XX, pode ser explicada pelo grande fluxo de mão de obra migrante. Entre 1939 e 1945, com o Brasil envolvido, direta ou indiretamente, na II Guerra Mundial, ocorreu um forte afluxo de migrantes para a região norte, devido à necessidade da ampliação da extração de borracha.

Em relação aos migrantes responsáveis pelo desenvolvimento da produção da borracha, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Entre 1877 e 1879,o nordeste brasileiro sofre uma das piores secas de sua história.Somente do Ceará,mais de 65.000 pessoas partem para a Amazônia,acossados pelo flagelo natural e pela crise da economia agrária.Esse contingente humano vai servir de mão-de-obra nos seringais,avançando a fronteira do extrativismo.Em pouco tempo,a maioria desses cearenses entra pelo rio Purus,ocupando zonas ricas em seringueiras.No final da década estarão no Acre,território reivindicado pela Bolívia,Brasil e Peru.

    Fonte: http://noamazonaseassim.com.br/tudo-sobre-o-ciclo-da-borracha-dos-primordios-ate-1920/
  • Fluxos migratórios

    Amazônia

    No ano de 1877 o nordeste brasileiro sofria com as consequências da seca. Muitos nordestinos, principalmente do Ceará, foram estimulados a migrarem para a Amazônia, para assim trabalharem na extração do látex. Este destino de migração foi ainda popular durante a seca de 1915, conforme escreveu Raquel de Queiroz no romance O Quinze.

    *A migração para a chamada "Terra da Fartura", foi sempre estimulada com o aval dos governos estaduais nordestinos, porém com os Acordos de Washington assinados por Getúlio Vargas em 1943, esta passou a ser estimulada e organizada pelo Governo Federal. O órgão responsável por este movimento migratório foi Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia ou mais conhecido como SEMTA. Calcula-se que mais de 60.000 pessoas migraram para a região amazônica para trabalharem como Soldados da Borracha.

    FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%A3o_nordestina

  • Principalmente os cearenses denominados soldados da borracha!

  • Muito obrigado pelos tópicos pessoal 

  • Nessa época e bom lembrar que querendo ou não dessa queda da economia do açúcar, fez com que os nordeste nos buscassem outras forma de sustento e foi muito intenso para esse local. 

  • C

    No ciclo da borracha, a principal rota de migração foi da Região Nordeste para o Norte, por causa da seca que assolava a região.

  • vidas secas , livro bom .

     

  • O brasil é o Nordeste.

  • Retrata o contexto do 2° ciclo da borracha, que o ocorreu no cenário da II guerra mundial onde o Brasil fez um acordo com o governo americano para extração de látex na Amazônia.

    Assim, houve a criação de um Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia, instituído em 1943 para o alistamento compulsório, especialmente de nordestinos que sofriam com a seca. Este evento ficou conhecido como a “Batalha da Borracha”, a qual mobiliza mais de 100 mil “Soldados da Borracha”.

    Por fim, a borracha sintética produzida após a Segunda Guerra, destroem qualquer pretensão comercial da borracha amazônica, a qual irá definhar até 1960. Atualmente, São Paulo é o maior produtor brasileiro de borracha natural.

    APMBB