SóProvas


ID
1771792
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A Internet surgiu inicialmente sem muita preocupação com segurança, usando protocolos que passavam textos em claro ou não garantiam a autenticidade. Com o passar dos tempos, novos protocolos TCP/IP surgiram com o foco na segurança da informação. Um exemplo desse tipo de protocolo é o:

Alternativas
Comentários
  • O SSL (Secure Sockets Layer) e seu sucessor TLS (Transport Layer Security) são protocolos de criptografia projetados para internet. Permitem a comunicação segura entre os lados cliente e servidor de uma aplicação web.

    A grande vantagem desses protocolos é que eles agem como uma subcamada nos protocolos de comunicação na internet (TCP/IP). É aí que entra a diferença entre o HTTP e o HTTPS, do qual o primeiro é trafegado em texto puro e o segundo encriptado com SSL/TLS. Ou seja, é possível operar com ou sem TLS (ou SSL), basta o cliente indicar ao servidor se quer configurar uma conexão segura ou não. Existem duas principais formas de alcançar este objetivo: uma é usar portas diferentes para conexões TLS, por exemplo, a porta TCP/443 para HTTPS; a outra é usar a mesma porta e ter a solicitação do cliente ao servidor para mudar a conexão com TLS usando um mecanismo específico do protocolo.


    https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/seguranca-como-funciona-o-protocolo-ssltls/

  • Resposta: E

    Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Milhões de consumidores reconhecem o "cadeado dourado"que aparece nos navegadores quando estão acessando um website seguro. 

    Quando escolher ativar o SSL no seu servidor web você terá que responder algumas questões sobre a identidade do seu site (ex. a URL) e da sua empresa (ex. a Razão Social e o endereço). Seu servidor web então criará duas chaves criptográficas - a Chave Privada (Private Key) e a Chave Pública (Public Key). Sua Chave Privada não possui esse nome à toa - ela deve ser mantida privada e segura. Já a Chave Pública não necessita ser secreta e deve ser colocada na CSR (Certificate Signing Request) - um arquivo de dados contendo os detalhes do site e da empresa. Você deverá enviar esta CSR através do formulário de solicitação em nosso site, seus dados serão validados e se estiverem corretos seu certificado digital será emitido.

    Seu servidor web irá associar o certificado emitido com a sua Chave Privada. Seu servidor irá estebelecer um link criptografado entre seu website e o navegador do seu consumidor.
  • e-

    SSL (secure socket shell) é um protocolo de seguranca para seguranca de transmissao de dados na internet. ultima versao sendo 3.0, passou a ser nomeado TLS, tornando-se o padrao da industria.