SóProvas


ID
1774258
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em recente estudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em metodologia específica e analisando a distribuição, no espaço nacional, de variáveis relacionadas à gestão pública e à gestão privada, definiu os centros de gestão do território brasileiro. A tabela a seguir representa uma síntese dos resultados obtidos, com a classificação dos municípios por níveis de centralidade.

Brasil: distribuição dos municípios por níveis de centralidade, 2014.

Nível de centralidade         Número de municípios 
1                                      2 
2                                       1 
3                                        6 
4                                      11 
5                                      84 
6                                     153 
7                                      251 
8                                      718 
9                                       978

(Fonte: IBGE, 2014. Disponível: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/redes_e_fluxos_do_territorio/gestao_do_territorio/gestao_do_territorio_2014.pdf>. Acesso em 17 set. 2015) 

Considerando os conhecimentos de geografia urbana e sabendo que no nível 1 de centralidade de gestão encontramse São Paulo e Brasília; no 2, Rio de Janeiro; e no 3, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os três primeiros níveis (que são as metrópoles) estão distribuídas pelo Sudeste, Sul e Nordeste. Considerando o tamanho do país e a distância entre estes níveis, podemos dizer que há um desequilíbrio nessa distribuição.

  • Brasília fica no Centro-Oeste, cautela.

    A única região que não tem uma metrópole é a região Norte, subjetivamente pode-se deduzir que há um desequilíbrio na distribuição das metrópoles