a) INcorreta - Uma das características das fases de desenvolvimento da criança é a fantasia. Devido a essa característica, é recomendável ao profissional que atende crianças e adolescentes, em primeira instância, duvidar da criança que revele ter sofrido abuso sexual e se certificar a respeito dessas informações com o adulto responsável pela criança. O profissional deve acreditar na criança.
b) INcorreta - O abuso sexual é caracterizado pela prática de atividades sexuais entre adulto e criança ou adolescente que implique, necessariamente, contato físico entre esses sujeitos. Nesse contexto, o contato físico é caracterizado pelos atos que envolvam toques e carícias impróprias à idade desses indivíduos e, também, pela consumação da relação sexual. Não precisa necessariamente ocorrer o contato físico. O adulto pode cometer atos libidinosos na frente da criança sem tocá-la, por exemplo.
c) Correta - Abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes do sexo feminino ocorrem com maior frequência que os praticados contra crianças e adolescentes do sexo masculino e são comumente praticados por homens com os quais a vítima mantém laços de parentesco, consanguinidade e(ou) confiança. Pela lógica o sexo feminino é mais afetado, infelizmente. Porém a banca cobrou que o canditado associasse esse pensamento, acredito eu por conta do cargo concorrido. Também por ser a questão mais certa.
d) INcorreta - A autoridade do adulto em relação à criança e a obediência da criança ao adulto são aspectos naturais e inerentes ao desenvolvimento humano e, por isso, as crianças são mais vulneráveis ao abuso sexual. Não são aspectos naturais e inerentes pois a criança é ensinada e educada a obedecer a determinados adultos, e não que ela nasce sabendo.
e) INcorreta - O abuso sexual é um fenômeno da sociedade moderna que pode ser identificado por meio de marcas físicas causadas à vítima em decorrência do abuso sofrido. Não necessariamente são as marcas físicas causadas, pois também existem os traumas pscicológicos.
Bons estudos sempre!