SóProvas


ID
1776139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às dimensões ético-política, teórico-metodológica,técnico-operativa e crítico-investigativa da competência profissional, julgue o próximo item.

A passagem da teoria à prática se dá nos processos de objetivações humanas, uma vez que a essência do trabalho é a articulação entre teleologia e causalidade, cujo resultado é uma causalidade posta.

Alternativas
Comentários
  • causalidade posta significa dizer de que se trata de uma causalidade que se põe em movimento pela mediação de um fim humanamente configurado. 

  • acertei mas nao entendi... Continuo sem entender a casualidade posta . Tem hora que temos supor oque a banca quer dizer paia...

  • Alguém tem referência bibliográfica sobre "causalidade posta'? obrigada

  • O que caracteriza e determina a especificidade da atividade humana é o fato de ser uma “atividade posta”, ou seja, é a configuração objetiva de um fim previamente ideado – pôr teleológico. O trabalho passa a ser entendido assim como a unidade entre o pôr efetivo de uma dada objetividade e a atividade ideal prévia diretamente regida e mediada por uma finalidade específica. Neste sentido, Lukács define o resultado final do trabalho como uma “causalidade posta”, o que significa dizer que se trata de uma causalidade que foi posta em movimento pela mediação de um fim humanamente configurado.VAISMAN (2007)

  • Preciso de uma explicação mais direta e clara......ajuda ai povo! Permaneço sem entender essa tal de "causalidade posta" e sua relação com a teleologia do "fazer profissional" (teoóica e prática)??????!!!!

  • Teleologia e Causalidade =  Ação do Sujeito e Estrutura, ou seja, o direcionamento socialmente condicionado que o assistente social pretende imprimir ao seu trabalho concreto, condizente com um projeto profissional coletivo, e as exigências que os empregadores impõem aos seus trabalhadores assalariados especializados.

    Acredito que quanto à causalidade posta ficou bem explicitado nos comentários.

  • Obrigada Kamila, agora melhorou!

  • Essa questão parece até José Paulo Netto falando, pois parece que escreve para a gente não entender kkkk

  • causalidade posta - determinada 

  • "Diferentemente da categoria de causalidade, enquanto um princípio de automovimento, a causalidade posta é a subordinação dos elementos naturais a uma finalidade atribuída por uma consciência. Isto quer dizer que através do pôr teleológico dá-se origem a um produto do trabalho e este ontologicamente se constitui como uma causalidade posta. Causalidade, porque mesmo transformando a natureza, continua obedecendo às suas leis e princípios. Posta, porque o que se altera é o fato de que os resultados alcançados não reproduzem um movimento biológico que encontra em si uma razão de ser, mas se apresentam como consequência de um ato posto por um agente externo, se convertendo em uma nova categoria. A causalidade posta é desse modo, o resultado de todo o processo de ideação e é na sua objetivação que se manifesta a gênese e desenvolvimento do ser social. "

    Fonte: TRABALHO E GÊNESE DO SER SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DE LUKÁCS . Maicon José Fortunato