-
Bom..- ao ler a NBR entendi que a água em jato denso é indicada para incêndios de categoria A, o que não é o caso da questão. Incêndios em líquidos inflamáveis e derivados de petróleo são da classe B.
-
Se jogar água em incêndio causado por liquidos inflamaveis vai acabar alastrando ainda mais o fogo, nessa caso o ideal seria pó ou espuma para fazer o abafamento
-
ERRADO
PÓ QUÍMICO – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento quebrando a reação em cadeia e interrompendo o processo de combustão. Pode ser utilizado também em incêndios de classe A e C.
GÁS CARBÔNICO (CO2) – Indicado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos). Por nao ser condutor de eletricidade, pode ser utilizado também em incêndios de classes A e B. Age por abafamento e por resfriamento em ação secundária. É asfixiante, devendo assim, se evitar o uso em ambientes pequenos/reclusos.
ÁGUA (H20) à Indicado para incêndios de classe A (madeira, tecido, papel e materiais sólidos em geral). Age por resfriamento, e dependendo do caso, por abafamento.
ESPUMA MECÂNICA – Indicado paa incêndios classe B, e também é eficiente para o tipo A. Age por abafamento, e por resfriamento em segundo momento. A espuma (tipo AFFF) forma um filme aquoso na superfície do combustível, dificultando a reignição do foco de fogo.
-
Agente Extintor em fogos Classe B (Líquidos Inflamáveis): água pulverizada sob a forma de neblina (vide item 23.10.4 da NR23), espuma, dióxido de carbono, químico seco e abafamento por areia.
-
A ÁGUA NUNCA SERÁ EMPREGADA:
A) NOS FOGOS DE CLASSE B, SALVO QUANDO PULVERIZADA SOB A FORMA DE NEBLINA;
B) NOS FOGOS DE CLASSE C, SALVO QUANDO SE TRATAR DE ÁGUA PULVERIZADA;
C) NOS FOGOS DE CLASSE D.