SóProvas


ID
1776448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para o combate a um incêndio, a escolha do produto com o qual se deseja apagá-lo, o tipo de instalação e o modo de executá-lo dependem da natureza do material cujo incêndio se cogita debelar. A partir dessa afirmação, julgue o item subsecutivo.

Pó químico seco pode ser empregado no combate a incêndios em indústrias, refinarias, fábricas de produtos químicos, e aeroportos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    PÓ QUÍMICO – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento quebrando a reação em cadeia e interrompendo o processo de combustão. Pode ser utilizado também em incêndios de classe A e C.

    GÁS CARBÔNICO (CO2) – Indicado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos). Por nao ser condutor de eletricidade, pode ser utilizado também em incêndios de classes A e B. Age por abafamento e por resfriamento em ação secundária. É asfixiante, devendo assim, se evitar o uso em ambientes pequenos/reclusos.

    ÁGUA (H20) à Indicado para incêndios de classe A (madeira, tecido, papel e materiais sólidos em geral). Age por resfriamento, e dependendo do caso, por abafamento.

    ESPUMA MECÂNICA – Indicado paa incêndios classe B, e também é eficiente para o tipo A. Age por abafamento, e por resfriamento em segundo momento. A espuma (tipo AFFF) forma um filme aquoso na superfície do combustível, dificultando a reignição do foco de fogo.

  • NR-23

    Método de abafamento por meio de areia poderá ser usado nas CASSES B E D;

    Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado na CLASSE D.